Técnicos italianos são responsáveis por metade dos títulos internacionais do Chelsea

Técnicos italianos são responsáveis por metade dos títulos internacionais do Chelsea

Enzo Maresca comandou o Chelsea no título da Conference League, confirmado com vitória sobre o Betis, nesta quarta-feira. Não foi o primeiro técnico italiano com sucesso internacional nos Blues: os treinadores italianos são responsáveis por metade das conquistas internacionais dos Blues

Com a conquista da Conference, o Chelsea se tornou o primeiro “campeão de tudo” na Europa, conquistando todos os principais troféus internacionais: Liga dos Campeões, Liga Europa, Conference, Supercopa, Recopa e Mundial de Clubes. 

Ao todo, os Blues têm na galeria de troféus dez conquistas internacionais. Cinco delas com treinadores italianos, a começar por Gianluca Vialli, que em 1998 conquistou a Recopa diante do Stuttgart e a Supercopa em cima do Real Madrid.

O time campeão contra os Merengues contava com três titulares italianos: Roberto Di Matteo, Casiraghi e Gianfranco Zola. Vialli chegou a acumular as funções de jogador e treinador até 1999, e foi campeão em campo na Recopa.

Campeão como jogador sob o comando do compatriota Vialli, Di Matteo assumiu como técnico em 2012 e conquistou a Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique naquela temporada. Mais recentemente, em 2019, Maurizio Sarri, em sua única temporada em Londres, comandou o Chelsea no título da Liga Europa, com goleada na final diante do rival Arsenal. 

Só um técnico inglês conquistou um título internacional com os Blues: Dave Sexton, campeão da Recopa de 1971 sobre o Real Madrid. O alemão Thomas Tuchel, campeão da Champions, Supercopa e Mundial, e o espanhol Rafa Benítez fecham a lista. 

????????Metade dos 10 títulos internacionais do Chelsea veio das mãos de um treinador italiano:

????1998: Vialli (Supercopa)
????1998: Vialli (Supercopa)
????2012: Di Matteo (Champions League)
????2019: Maurizio Sarri (Europa League)
???? 2025: Maresca (Conference League) pic.twitter.com/c8yhsi7jOA

Fonte: Ogol

Comentários