Moradores voltam a solicitar melhorias e não descartam novos protestos na BR-163
Anuncie Aqui
Moradores voltam a solicitar melhorias e não descartam novos protestos na BR-163
A insatisfação com a falta de respostas concretas levou moradores da região das Sitiocas a protocolarem novamente um requerimento à CCR MSVia pedindo melhorias urgentes no trecho urbano da BR-163/MS, próximo a Embrapa Agropecuária do Oeste, em Dourados.
O documento foi entregue na última quarta-feira (29) e reforça reivindicações já feitas em março deste ano. A situação, segundo os moradores, é crítica e tem resultado em acidentes fatais.
Entre os pedidos estão a duplicação da pista, construção de rotatórias e vias marginais, acostamentos adequados, além da instalação de radares, sinalização reforçada e quebra-molas nos acessos às Sitiocas.
No novo documento, os autores citam uma série de tragédias recentes. “Desde o primeiro requerimento, a situação permanece a mesma, e nada foi implementado de forma satisfatória. A população continua exposta a riscos diários”, afirma o documento.
Agora os moradores cogitam voltar a protestar. Em vídeo que o Dourados News teve acesso, Geigue Alves da Silva faz um apelo à concessionária.
“Se vocês não cumprirem com aquilo que estão sendo pagos para fazer, infelizmente vamos trancar essa BR mais de uma vez. Vamos trancar até vir um representante legal, com autonomia e maquinário, para começar a resolver o problema”.
Ainda segundo ele, “essa quilometragem está matando vidas” e “crianças já morreram por falta de sinalização digna. Nós não vamos mais ficar calados”, finaliza.
A CCR MSVia é responsável por administrar os 845,4 km da BR-163 em Mato Grosso do Sul.
A concessão foi recentemente otimizada e, no dia 22 de maio, a empresa Motiva foi anunciada como vencedora do processo de reestruturação contratual, que prevê investimentos de R$ 9,3 bilhões ao longo dos próximos 29 anos.
De acordo com o Ministério dos Transportes, estão previstas obras em vários trechos do Estado, incluindo contornos viários em Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Vila São Pedro e Vila Vargas, os dois últimos distritos de Dourados.
Enquanto isso, os moradores seguem aguardando ações urgentes na região das Sitiocas, onde os acidentes continuam. Segundo eles, caso novas providências e respostas não sejam tomadas, os protestos prometidos podem voltar a interditar a BR-163 nos próximos dias.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários