Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Tarifa de água e esgoto terá reajuste de 5,53% em Dourados e outros municípios de MS

30/05/2025 às 10:19
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Novos valores entram em vigor a partir de 1º de julho e seguem válidos até junho de 2026, conforme homologação da AGEMS

A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) homologou o reajuste tarifário anual dos serviços de água e esgoto prestados pela Sanesul, que será aplicado em 66 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados. O aumento de 5,53% entra em vigor no dia 1º de julho de 2025 e seguirá válido até 30 de junho de 2026.

O reajuste segue a variação acumulada do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no período de maio de 2024 a abril de 2025, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30). A atualização visa manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão e garantir a continuidade dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário.

Já em Três Lagoas, onde a data-base é diferente (março), o índice de correção foi de 5,48%, com base no IPCA acumulado entre abril de 2024 e março de 2025.

Municípios afetados pelo reajuste

O novo valor será aplicado nas faturas com vencimento a partir de julho e atingirá consumidores dos seguintes municípios:
Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Coronel Sapucaia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

As tarifas atualizadas variam conforme faixa de consumo, categoria do usuário e município, sendo aplicadas nas contas emitidas após a data de início da vigência.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60