Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Governo de MS aplica R$ 662 milhões na saúde pública nos quatro primeiros meses do ano

02/06/2025 às 06:08
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Estado prioriza obras, exames e atendimento com recursos majoritariamente próprios e amplia o programa “Mais Saúde, Menos Fila”

O Governo de Mato Grosso do Sul aplicou mais de R$ 662 milhões em ações e serviços de saúde entre janeiro e abril de 2025. O valor, apresentado durante audiência pública na Assembleia Legislativa (Alems), representa um esforço do Estado para melhorar a estrutura e o atendimento no sistema público de saúde. Mais de 84% dos recursos investidos são de origem estadual.

Os dados foram detalhados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), durante a prestação de contas do primeiro quadrimestre. O investimento cobre obras de construção e reforma de hospitais, compra de insumos e equipamentos, ampliação da assistência farmacêutica, contratação de profissionais e fortalecimento da atenção primária.

A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou o andamento de importantes obras, como o Hospital Regional de Dourados, cuja entrega está prevista para o segundo semestre, e os novos Serviços de Verificação de Óbito (SVO) em Campo Grande e Dourados.

Outro destaque é o programa “MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila”, que já superou 87 mil atendimentos. As especialidades mais procuradas foram oftalmologia e ortopedia, e os exames mais realizados incluem ressonâncias, tomografias e cateterismos. Segundo a superintendente Maria Angélica Benetasso, a terceira fase do projeto já começou com a expansão para novas especialidades e mais estabelecimentos parceiros.

A prestação de contas foi conduzida pelo deputado Lucas de Lima, presidente da Comissão de Saúde. Ele reforçou a importância da transparência e do acompanhamento da população: “Este relatório está disponível a todos. A saúde é uma das pautas mais importantes para Mato Grosso do Sul.”

Certificações hospitalares

Além dos investimentos, os Hospitais Regionais do Estado têm avançado em qualidade. O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, conquistou Acreditação Nível 1 da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Já o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, manteve o Nível 2 Pleno da mesma instituição.

A UTI de Ponta Porã também foi reconhecida como Top Performer pela AMIB e Epimed, por sua excelência em segurança e qualidade no atendimento intensivo.

Os critérios de acreditação da ONA exigem o cumprimento de mais de 70% dos padrões para o Nível 1, e 80% ou mais para o Nível 2, com avaliações a cada oito meses.

Essas certificações reforçam o compromisso do Governo do Estado em oferecer uma saúde pública segura, moderna e de qualidade para a população sul-mato-grossense.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60