Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Energia solar reduz custos e impulsiona sustentabilidade no saneamento de MS

03/06/2025 às 06:12
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Empresa já economizou mais de R$ 4 milhões com energia solar e estuda novas formas de ampliar a eficiência energética em MS

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Sanesul tem destacado sua atuação voltada ao desenvolvimento com responsabilidade ambiental em Mato Grosso do Sul. Além de expandir e manter os sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, a empresa tem investido fortemente na geração de energia solar, promovendo economia e sustentabilidade.

Atualmente, a Sanesul trata mais de 11,8 bilhões de litros de água por mês, um volume que mostra o tamanho do esforço para garantir água de qualidade à população. E, desde setembro de 2024, com a entrada em operação das usinas solares, a companhia já economizou mais de R$ 4,1 milhões em energia elétrica.

Com capacidade instalada de 5,5 megawatts-pico (MWp), essas unidades produzem cerca de 1 milhão de quilowatt-hora (kWh) por mês — energia suficiente para abastecer cerca de 10 mil residências. Atualmente, essa produção representa 15% do consumo total da empresa, segundo o gerente de Desenvolvimento Operacional, Elthon Santos Teixeira.

“É um projeto que fortalece nosso compromisso ambiental e traz ganhos diretos, tanto na redução dos custos operacionais quanto na contribuição para um futuro mais sustentável”, explica Elthon.

Sustentabilidade no foco

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Leopoldo Godoy do Espírito Santo, reforça que a atividade de saneamento, por si só, já contribui para a proteção ambiental. No entanto, com o uso de energia limpa, os avanços se tornam ainda mais significativos.

“Ao associar o saneamento à geração de energia renovável, damos um passo maior rumo a processos modernos, sustentáveis e alinhados com as exigências ambientais”, destaca.

A energia solar atualmente supre praticamente todas as unidades da Sanesul em baixa tensão, ampliando os resultados operacionais e os benefícios ecológicos.

Próximos passos

Além da geração solar, a Sanesul também avalia novas alternativas, como a migração para o mercado livre de energia em unidades de média e alta tensão. A expectativa é que essa medida possa representar uma economia adicional de até 30%.

Durante a Semana do Meio Ambiente, a companhia reforça seu compromisso em unir desenvolvimento, sustentabilidade e responsabilidade social, mantendo o foco na ampliação das obras de água e esgoto que beneficiam a população de Mato Grosso do Sul.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60