Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Liandra da Saúde solicita o retorno dos atendimentos da Uniaud em Dourados

03/06/2025 às 17:54
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Liandra da Saúde solicita o retorno dos atendimentos da Uniaud em Dourados

A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou indicação ao deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), solicitando o retorno dos atendimentos gratuitos de assistência especializada às pessoas com deficiência auditiva, realizados pela Uniaud (Unidade Auditiva de Dourados) A empresa prestava serviços de audiologia com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), mas o convênio terminou em 2010 e não foi mais renovado.

A solicitação foi feita após diversas reivindicações de famílias que dependiam dos serviços prestados pela unidade, referência regional no cuidado com a saúde auditiva. A Uniaud realizava atendimentos como exames, diagnósticos, orientação fonoaudiológica, manutenção de aparelhos auditivos e acompanhamento contínuo, tudo de forma gratuita. Desde o fim do convênio, moradores de Dourados e região precisam se deslocar até Campo Grande para manutenção dos aparelhos.

“Recebemos inúmeros relatos de pessoas que estão sem acesso ao atendimento que tinham na Uniaud. Crianças, jovens, adultos e idosos que ficaram desassistidos após a paralisação das atividades da unidade. Por isso, fiz questão de levar essa demanda ao deputado Zé Teixeira, que sempre teve um olhar sensível para a saúde pública e para a inclusão”, afirmou a vereadora Liandra.

A parlamentar destacou que o serviço não apenas oferecia suporte técnico, mas também garantia qualidade de vida, inclusão social e autonomia às pessoas com deficiência auditiva. “Não estamos falando de luxo, estamos falando de dignidade. Um atendimento especializado como o da Uniaud precisa voltar a funcionar com urgência”, reforçou.

Vilmar da Silva, pessoa com deficiência auditiva, relatou as dificuldades enfrentadas pela falta de manutenção no aparelho auditivo. “Ficar sem o aparelho é como viver no silêncio total. A manutenção é essencial para minha comunicação e autonomia. Não tenho condições de me deslocar até Campo Grande para fazer a manutenção do aparelho”, destacou

Liandra reforçou que o serviço é fundamental para a inclusão e qualidade de vida dessas pessoas, e conta com o apoio junto ao Governo do Estado e às autoridades competentes para garantir que Dourados volte a contar com essa estrutura tão essencial.

 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias