‘É possível assinar acordo Mercosul-UE até fim do ano’, acredita Lula

06.06.2025 - Cerimônia de certificação do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de certificação do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Paris - França. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (8), que está convicto de que será possível assinar o acordo entre Mercosul e a União Europeia até o fim de 2025, durante o comando brasileiro no bloco sul-americano. Segundo Lula, a medida será essencial para garantir o multilateralismo em contexto de “ressurgimento do protecionismo”. “Como enfatizei em minha recente visita de Estado à França, é essencial fazer um esforço de esclarecimento sobre a total compatibilidade desse acordo com os interesses das duas partes do ponto de vista ambiental, comercial e estratégico”, disse o presidente no X.

Lula se reuniu neste domingo, em um almoço em Mônaco, com o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa. O presidente estava acompanhado dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; e Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo Lula, o governo brasileiro vai buscar, nas próximas semanas, deixar claro as “convergências e complementaridades” entre a agricultura brasileira e europeia. A compatibilidade com o Acordo de Paris também é um objetivo da agenda do Executivo.

“Somos todos atores que compartilham a certeza de que a transição energética justa representa oportunidades de se constituir uma nova agenda de desenvolvimento econômico inclusivo e que preservará a saúde do planeta”, disse o petista.

*Com informações da AFP 

 

Fonte: Jovem Pan News

Comentários