Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

130 anos de relações diplomáticas: governador e princesa do Japão estreitam laços em visita a MS

10/06/2025 às 13:59
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Em visita institucional, a integrante da família imperial japonesa elogiou projetos sustentáveis e reforçou os laços diplomáticos com Mato Grosso do Sul

A princesa Kako de Akishino, do Japão, foi recebida no fim da manhã desta terça-feira (10) pelo governador Eduardo Riedel e a primeira-dama Mônica Riedel, no gabinete da Governadoria, em Campo Grande. O encontro integra a agenda oficial da princesa no Brasil, em comemoração aos 130 anos do início das relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

Durante a reunião, o governador apresentou à princesa os avanços do Mato Grosso do Sul, com destaque para os projetos de desenvolvimento biosustentável — pauta bastante elogiada pela visitante. Riedel também comentou sobre o potencial estratégico da Rota Bioceânica, que deve fortalecer as relações comerciais entre o Estado e o Japão.

Na ocasião, Riedel confirmou que viajará ao Japão em agosto deste ano, acompanhado por uma missão empresarial sul-mato-grossense. A iniciativa busca ampliar as parcerias comerciais e culturais entre o Estado e o país asiático, articulando novos negócios para o desenvolvimento econômico da região.

Mais cedo, a princesa visitou a Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira, onde prestou homenagem aos imigrantes japoneses que ajudaram a construir a história da comunidade no Estado. À tarde, ela seguiu para a Escola Visconde de Cairu, fundada há mais de 107 anos por imigrantes japoneses na Capital.

A viagem ao Brasil marca a quarta missão oficial da princesa Kako e segue a tradição da família imperial japonesa de reforçar os laços com o Brasil, especialmente junto à comunidade nipo-brasileira. Antes de chegar a Campo Grande, ela visitou São Paulo e as cidades paranaenses de Maringá, Rolândia e Londrina. A próxima etapa do roteiro inclui Brasília, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.

O Japão é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil na América Latina, com um fluxo bilateral que chegou a US$ 11 bilhões em 2024. O país figura como o 11º destino das exportações brasileiras e a 10ª origem das importações, com destaque para produtos como carnes, minérios, celulose, milho e soja.

A visita também coincide com a participação brasileira na Expo Universal de Osaka, que acontece até outubro de 2025, sob o tema “Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60