Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Israel afirma ter matado a maioria dos líderes das forças aeroespaciais da Guarda Revolucionária

13/06/2025 às 09:12
3 min de leitura
Pessoas entoam slogans durante um protesto contra a onda de ataques israelenses contra o Irã na Praça Enghelab (Revolução), no centro de Teerã, em 13 de junho de 2025. Israel atingiu cerca de 100 alvos no Irã em 13 de junho, incluindo instalações nucleares e centros de comando militar, matando figuras importantes, como o chefe das Forças Armadas e importantes cientistas nucleares. (Foto de ATTA KENARE / AFP)
Publicidade 930x100

Bombardeios atingiram centro de comando subterrâneo da Guarda Revolucionária, matando o general Amirali Hajizadeh e outros altos oficiais

O Ministério da Defesa de Israel anunciou nesta sexta-feira (13) que os bombardeios realizados contra o Irã eliminaram a maioria dos líderes da força aeroespacial da Guarda Revolucionária, braço militar ideológico da República Islâmica. Entre os mortos está o comandante general Amirali Hajizadeh, figura central no programa de mísseis balísticos do país.

De acordo com comunicado oficial, o ministro da Defesa Israel Katz foi informado de que os oficiais estavam reunidos em um quartel-general subterrâneo, se preparando para coordenar um ataque contra Israel, quando foram atingidos por caças israelenses.

Além de Hajizadeh, foram mortos também o chefe da força de drones e o comandante do setor aéreo da Guarda. Segundo as Forças Armadas de Israel, os alvos eliminados foram responsáveis por liderar o ataque contra instalações petrolíferas da Arábia Saudita em 2019 e estavam diretamente envolvidos no planejamento de ações contra o Estado israelense.

A Guarda Revolucionária confirmou a morte de Hajizadeh e de “um grupo de combatentes valentes e dedicados”, mas ainda não divulgou detalhes sobre os demais mortos.

A força aeroespacial da Guarda Revolucionária é responsável por monitorar o espaço aéreo iraniano e operar o arsenal de mísseis balísticos do Irã — considerada uma das áreas mais estratégicas da defesa do país.

Esse ataque representa uma escalada significativa no conflito entre Israel e Irã, especialmente em um momento de tensões crescentes no Oriente Médio. O Irã já havia classificado as recentes ações militares israelenses como uma “declaração de guerra”.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60