Manifestantes fazem ato pró-Palestina em várias cidades do Brasil e pedem que Lula rompa com Israel

Manifestantes participam de um ato pró-Palestina, pedindo pelo cessar- fogo imediato em Gaza, com concentração na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo

Manifestantes saíram às ruas de diversas cidades brasileiras neste domingo (15) em protesto contra os ataques de Israel à Faixa de Gaza. Em São Paulo, a mobilização teve início na Praça Roosevelt, no centro da capital, e seguiu até a Praça Cinquentenário de Israel, no bairro de Higienópolis. O ato integrou a “Marcha Global para Gaza”, iniciativa internacional promovida por movimentos sociais, sindicatos e organizações de defesa dos direitos humanos.

A manifestação contou com cerca de 500 pessoas, segundo a Polícia Militar, e teve a participação de ativistas, parlamentares e representantes de movimentos populares. Entre os presentes estava o ativista Thiago Ávila, recentemente deportado por Israel após tentar chegar a Gaza em uma embarcação com ajuda humanitária simbólica.

Com bandeiras da Palestina e cartazes com críticas ao governo israelense, os manifestantes pediram o fim dos ataques a Gaza e defenderam o rompimento das relações diplomáticas e comerciais do Brasil com o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. “Gaza virou um campo de concentração a céu aberto. É o símbolo do apartheid contra o povo palestino no século 21”, disse o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), durante o ato.

Além de São Paulo, protestos ocorreram em outras capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Boa Vista, Goiânia, Porto Alegre e Fortaleza. Em algumas delas, os atos também prestaram apoio à caravana internacional que cruza o Egito em direção à cidade palestina de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. No sábado (14), ataques aéreos e disparos de Israel na Faixa de Gaza mataram ao menos 45 pessoas, a maioria nas proximidades de um ponto de distribuição de ajuda humanitária.

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan News

Comentários