Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos de MS para todo o território nacional está liberado

17/06/2025 às 06:06
3 min de leitura
Boi no pasto Foto Saul Schramm
Publicidade 930x100

Reconhecimento internacional permite circulação sem restrições de bovinos e bubalinos em todo o território nacional

O trânsito de bovinos e bubalinos entre Mato Grosso do Sul e todos os estados brasileiros está oficialmente liberado. A decisão foi tomada após o Brasil conquistar, em maio deste ano, o certificado de país livre de febre aftosa sem vacinação, concedido durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A liberação consta em ofício emitido pelo Ministério da Agricultura e se estende também aos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

O comunicado foi direcionado às superintendências de Agricultura e Pecuária de todo o país, reforçando que, com o novo status sanitário, não existem mais restrições para o trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa entre as zonas livres do território brasileiro. A medida, no entanto, mantém as exigências das normas sanitárias para cada espécie e o trabalho de fiscalização nos postos estaduais.

“Com o novo status, não há mais restrições sanitárias para o transporte desses animais entre as zonas livres dentro do país”, destacou Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Com isso, também perde validade o artigo 4º da portaria 665, do Ministério da Agricultura, que desde março de 2024 impedia o trânsito e a incorporação de bovinos e bubalinos oriundos de estados que estavam em processo de reconhecimento como livres de febre aftosa sem vacinação.

O reconhecimento internacional representa um marco histórico para a pecuária brasileira, que passa a contar com um território 100% livre da doença, ampliando as possibilidades de comércio, exportação e valorização dos rebanhos nacionais.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60