Inverno começa com previsão de queda brusca de temperatura e mínima de 5ºC em Dourados
Anuncie Aqui
Inverno começa com previsão de queda brusca de temperatura e mínima de 5ºC em Dourados
O inverno ainda nem começou oficialmente, mas Dourados já se prepara para uma virada brusca no tempo. A poucos dias do solstício de inverno, que marca o início da estação em 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília), as previsões indicam a chegada de uma intensa massa de ar frio, que deve derrubar as temperaturas no início da próxima semana.
Segundo previsão do Clima Tempo, a mínima prevista para segunda-feira (23) é de 9ºC, com máxima de 21ºC e possibilidade de chuva forte pela manhã. Na terça-feira (24), os termômetros podem atingir apenas 5ºC durante a madrugada, com máxima de 16ºC.
Já na quarta-feira (25), o frio continua, com mínima de 8ºC e máxima de 22ºC. O céu deve ficar limpo e o nevoeiro ao amanhecer pode reduzir a visibilidade. A partir da noite de quarta, a nebulosidade volta a aumentar.
A previsão está alinhada com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica a atuação de uma frente fria sobre a Região Sul e parte do Centro-Oeste, incluindo o Mato Grosso do Sul, já na segunda-feira. Esse sistema deve provocar chuvas e acentuada queda de temperatura. A onda de frio se intensifica na terça, com possibilidade de geada moderada a forte no sul do estado.
O inverno de 2025 deve resgatar características mais próximas do que se espera da estação, após dois anos seguidos de invernos mais amenos. Conforme o Clima Tempo, este ano deve apresentar mais ondas de frio, episódios de geada e até chuvas no fim da estação devido à formação de corredores de umidade entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste.
A primeira onda de frio intensa está prevista para os últimos dias de junho e pode superar a registrada entre 8 e 14 de junho, quando várias cidades do país bateram recordes de temperatura mínima.
Ainda segundo os meteorologistas, o frio deve ser sentido de forma mais marcante no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e até mesmo em partes da Região Norte. Apesar disso, períodos de calor não estão descartados, especialmente entre agosto e setembro, mas sem a mesma intensidade e duração dos registrados em 2024.
De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a cidade de Dourados registrou nesta quarta-feira (18) uma máxima de 29,9ºC às 14h08, e mínima de 15ºC às 5h57. No meio da tarde, os termômetros ainda marcavam 29,3ºC, o que reforça o contraste com as temperaturas previstas para os próximos dias.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários