A cada janela de transferências o Campeonato Brasileiro recebe uma nova contratação aleatória. De nomes conhecidos como Memphis Depay e Gonçalo Paciência a chegadas menos badaladas, a competição ganha a todo tempo novos ‘personagens aleatórios’. De forma surpreendente, o Vitória decidiu entrar na moda e buscou um reforço português na segunda divisão inglesa. Mas afinal, quem é Rúben Rodrigues?
Aos 28 anos, o atacante disputará pela primeira vez a elite de um campeonato nacional. Rúben Rodrigues estava há duas temporadas no Oxford United e ajudou o clube a voltar para a Championship, mas ganhou destaque mesmo na quinta divisão inglesa.
Nascido em Portugal, o atacante se mudou ainda criança para a Holanda e por lá começou a sua carreira no futebol. O jogador rodou por clubes de divisões inferiores do país até ganhar a primeira oportunidade no Den Bosch.
Na segunda divisão holandesa, já com 23 anos, Rúben Rodrigues se destacou pela primeira vez e marcou 12 gols, além de contribuir com sete assistências, em 27 jogos pelo Den Bosch. A temporada inspirada e o estilo de jogo técnico e inteligente, influenciado pela formação na escola holandesa, abriu as portas para o futebol inglês.
Em 2020, o português chegou como uma aposta desconhecida para ajudar o Notts County na quinta divisão. Com rápida adaptação, Rúben Rodrigues deslanchou com 35 gols nas duas temporadas iniciais.
Embora os números empolgantes, o atacante bateu duas vezes na trave até conseguir guiar o clube ao acesso na National League. Na temporada 2022/23, Rúben Rodrigues contribuiu em 35 gols (19 bolas na rede e 16 assistências), brigou ponto a ponto pelo título com Wrexham e levou o Notts ao acesso para a quarta divisão.
O destaque na campanha dividindo o protagonismo na competição com Paul Mullin levou o português a dar um salto na carreira para a terceira divisão inglesa, reforçando o Oxford no ano seguinte.
Apesar dos números tímidos, o atacante foi peça fundamental na campanha do clube ao acesso para a Championship. O português cresceu no momento decisivo da temporada e liderou o Oxford ao retorno à segunda divisão.
Protagonista em dois acessos por clubes diferentes, Rúben sentiu o desnível técnico na última temporada europeia. Na sua estreia na Championship, o atacante diminuiu a contribuição com a equipe e perdeu espaço na reta final da temporada, indo para o banco de reservas.
Antes de se tornar a nova aposta do Vitória no Brasileirão, o atacante marcou quatro gols e deixou três assistências em 41 jogos na segunda divisão da Inglaterra.
O português desembarcou no Barradão para uma opção polivalente no setor ofensivo do time comandado por Thiago Carpini.
Para saber mais sobre as características do novo reforço rubro-negro consultamos Daniel Oliveira, jornalista e analista de dados do Playmaker Stats, site parceiro de oGol.
“Em termos de estilo, Rúben é o que se costuma chamar em Inglaterra de um verdadeiro ‘maverick’ – um jogador imprevisível, capaz de sacar um momento de magia do nada. Consegue jogar em praticamente todas as posições do ataque. No Notts County, começou num 4-4-2 como um dos atacantes, mas se adapta bem jogando pelas pontas. Ainda assim, é na posição de camisa 10, ou como falso 9, que mais se destaca”, avaliou.
“Tem uma visão de jogo apurada, sabe jogar entre linhas e encontrar espaços para os companheiros. Mesmo jogando longe do gol, tem faro e aproveita as oportunidades. Além da técnica, chama a atenção pela inteligência tática, compromisso defensivo e capacidade de adaptação. Participa na construção, pressiona alto e contribui com trabalho coletivo”, completou.
Embora as características que justifiquem a sua aposta, Rúben terá que se provar agora em uma competição de alto nível.
“A grande dúvida neste momento é saber se ele conseguirá se adaptar a um futebol completamente diferente”, finalizou Daniel Oliveira.
Fonte: Ogol




Comentários