Fenômeno climático causou estrondo seguido de tremor em Dourados

Fenômeno climático causou estrondo seguido de tremor em Dourados

O estrondo seguido de tremor vivenciado por milhares de douradenses no fim da tarde de quarta-feira (25/6), tem grandes chances de ter sido ocasionado por um fenômeno climático relacionado ao choque de temperatura. 

A informação foi repassada ao Dourados News na tarde desta quinta (26/6) pelo coordenador da Defesa Civil, Johnes Santana. 

A hipótese foi levantada após a constatação da inexistência de abalo sísmico – confirmada pela USP (Universidade de São Paulo) à reportagem e também ao órgão municipal que apurava o fato – e análise feita em conjunto com o coordenador do curso de Geografia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), professor doutor Adeir Archanjo da Mota.

Conforme Santana, o choque de uma massa quente com a fria pode se transformar em uma energia sonora. “É um fenômeno comum, sem qualquer risco, mas com impacto que pode ser confundido com um tremor”, disse ao Dourados News nesta tarde. 

Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil, pela manhã foram realizadas pesquisas de campo em várias regiões do município, incluindo os distritos e localidades próximas a uma pedreira para entender a situação. 

Em todas os depoimentos colhidos, o barulho e a forma apresentada pela população sobre como ocorreu o fenômeno, eram os mesmos. 

Explosivos

Pela manhã, militares do Exército Brasileiro visitaram in loco uma pedreira em Dourados para investigar se houve algo atípico no manuseio e detonação de explosivos que pudesse ter causado o fato. 

No local, foi constatada atividades durante a quarta-feira, porém, demonstrado que tudo seguiu os critérios necessários. 

Pela região, moradores relataram à Defesa Civil que o barulho escutado não era o mesmo dos explosivos detonados na pedreira. 

“O Exército esteve in loco na pedreira e nada de irregular ocorreu lá. Houve vistoria e constatada a inexistência de carga excessiva ou qualquer irregularidade”, comentou Johnes, que acompanhou o processo. 

Entenda o caso

Por volta de 17h de quarta-feira, populares afirmaram ter escutado um forte barulho seguido de tremor em Dourados.  

Inicialmente, o jornal ouviu relatos de moradores do Parque Alvorada, Jardim Caramuru, Centro e proximidades do Trevo da Bandeira, na região Sul da cidade, citando o fato. 

Mais tarde, nas redes sociais do Dourados News, pessoas de diversos bairros do município afirmaram ter escutado o barulho. 

Já na manhã de hoje, o Centro de Sismologia da USP informou que não havia registro de evento sísmico no município. A reportagem também entrou em contato com a UnB (Universidade de Brasília), mas não obteve retorno. 
 

Fonte: Dourados News

Comentários