Após queda de caixa d’água em aldeia, Ministério dos Povos Indígenas divulga nota de esclarecimento

Após queda de caixa d’água em aldeia, Ministério dos Povos Indígenas divulga nota de esclarecimento

Uma caixa d’água com capacidade para 30 mil litros caiu na noite de sexta-feira (27), na Aldeia Jaguapiru, localizada na Reserva Indígena de Dourados. O equipamento havia sido instalado recentemente e estava previsto para ser ativado no sábado, com o objetivo de abastecer cerca de 300 famílias da comunidade. 

O reservatório ficou completamente danificado, e técnicos de uma empresa terceirizada estiveram no local na manhã seguinte para fazer reparos emergenciais na rede e evitar que a água contaminada atingisse os encanamentos. A queda do reservatório gerou preocupação entre os moradores da aldeia e lideranças locais.

Além da caixa que caiu, há relatos de que outras 20 estruturas semelhantes foram recentemente instaladas nas aldeias Jaguapiru e Bororó, ainda não ativadas. A comunidade teme que outras quedas possam ocorrer se a mesma técnica de construção tiver sido aplicada. Diante da repercussão do caso, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) divulgou uma nota de esclarecimento.

Confira a íntegra a seguir:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) lamenta o incidente ocorrido, na madrugada do último sábado (28/06), envolvendo a queda de uma caixa d’água de um poço na aldeia de Jaguapiru, localizada na Reserva Indígena de Dourados (RID), no Mato Grosso do Sul. O equipamento foi construído com recursos da Secretaria de Estado da Cidadania da unidade federativa do Centro-Oeste.

O MPI esclarece que o poço em questão não integra o Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Ministério e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para proporcionar abastecimento de água em retomadas na região.

No dia 9 de junho, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, esteve em retomadas Guarani e Kaiowá, nas proximidades da Reserva, para entregar um poço emergencial. Ao todo, 18 poços já foram perfurados e 15 estão em operação. Cabe destacar que não houve qualquer alteração no funcionamento de nenhum deles após o incidente. No total, o TED entre MPI e a Universidade prevê a entrega de 20 poços.

Com o valor de R$ 575 mil, a parceria entre MPI e UFGD vem realizando uma série de iniciativas para garantir o acesso à água potável para as comunidades indígenas que historicamente sofrem com escassez severa, reforçando o compromisso do Ministério em resolver os problemas de abastecimento local.

O MPI está em permanente diálogo com a Secretaria Estadual para garantir o abastecimento da comunidade e para a devida apuração das causas do incidente.

Fonte: Dourados News

Comentários