Pioneiro no comércio e na comunidade muçulmana, Hassan Gebara morre em Dourados

Pioneiro no comércio e na comunidade muçulmana, Hassan Gebara morre em Dourados

Morreu no domingo (29/6), em Dourados, Hassan Gebara, 91. Nascido em 24 de abril de 1934 na cidade de Mangem Barris, no Líbano, Hassan foi um dos pioneiros do comércio local e figura central na formação da comunidade muçulmana do município.

Nesta segunda-feira, a Câmara Municipal de Dourados manifestou pesar pelo falecimento dele. 

A presidente Liandra Brambilla (PSDB), destacou o exemplo de vida deixado por Hassan. “Ele foi um verdadeiro construtor de pontes entre culturas e será sempre lembrado com respeito e gratidão por todos nós.”

De acordo com a presidente, Hassan Gebara era querido por amigos e admirado pela comunidade douradense. Após quase 30 anos vivendo no Brasil, teve a oportunidade de retornar ao Líbano para rever familiares e amigos de infância. Agora, parte deixando um exemplo de coragem, trabalho, fé e amor à família e à cidade que ajudou a construir.

Por reconhecer a importância de sua trajetória para o desenvolvimento da cidade, Hassan Gebara foi homenageado pela Câmara de Dourados com o título de Cidadão Douradense em 9 de dezembro de 2015 — uma justa e simbólica honraria a quem tanto contribuiu para a história local.

Liandra expressou seu pesar em nome do Legislativo douradense. “Hassan Gebara faz parte da história viva de Dourados. Um homem honrado, trabalhador incansável, que ajudou a construir nossa cidade com coragem e dignidade. Sua contribuição ao comércio local e à comunidade muçulmana é um legado que permanecerá para sempre em nossa memória”, declarou.

Trajetória

Chegando à cidade em 1960, após uma viagem de 30 dias no porão de um navio rumo ao Brasil, Hassan atendeu ao chamado dos irmãos Osman e Zaki Gebara, que haviam se instalado no município em 1951. À época, a Praça Antônio João era apenas chão batido, e Dourados ainda dava seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento urbano e comercial.

Hassan começou a trajetória trabalhando na loja da família, Casa Gebara, e posteriormente percorreu o Cone Sul como mascate. Depois de uma tentativa no ramo de panificação, em 1974 fundou a Mona Modas, ao lado da esposa Latifi Gebara.

A loja, localizada na Avenida Marcelino Pires, tornou-se um dos estabelecimentos mais tradicionais do centro da cidade, especialmente na moda de roupas de festa. O nome da empresa é uma homenagem à filha Mona, que também dedicou 35 anos de a vida à loja. Após mais de 50 anos a empresa encerrou as atividades em janeiro deste ano.

Ao lado de Latifi, Hassan conduziu o negócio de forma familiar, mantendo o comércio ativo por mais de cinco décadas. A loja está prestes a completar 51 anos, símbolo de persistência e da força do empreendedorismo imigrante em Dourados. Além da atuação comercial, Hassan Gebara também foi um dos fundadores da Mesquita de Dourados, localizada no Parque Alvorada, na rua que leva o nome do irmão, Osman Gebara. O envolvimento dele com a fé e com a comunidade muçulmana reforça a importância histórica e cultural para a cidade.

Hassan criou, ao lado de Latife, quatro filhos: Ahmed (Mito), engenheiro civil; Mona, administradora e bacharel em Direito; Munder, advogado; e Same, contador e empresário do setor de concreto com a Transmix, empresa consolidada no mercado há mais de 35 anos.
 
 

Fonte: Dourados News

Comentários