Governo cria grupo de trabalho para novo modelo de transporte aéreo em MS

Governo cria grupo de trabalho para novo modelo de transporte aéreo em MS

Decreto publicado na edição desta quarta-feira (2/7) do Diário Oficial do Estado, institui Grupo de Trabalho para criar uma nova modelagem no transporte aéreo regional em Mato Grosso do Sul. 

O documento é assinado pelo governador Eduardo Riedel e o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos. A expectativa é que o planejamento seja detalhado em 60 dias, com possibilidade de prorrogação para o mesmo período.

A ideia é encontrar soluções para ampliar e diversificar a malha aérea, fortalecer a logística de transporte de cargas e de passageiros, além de viabilizar a expansão de rotas regionais, otimizar a infraestrutura aeroportuária existente e promover a integração territorial e o desenvolvimento econômico sustentável do Estado. 

Participarão do ‘GT’ representantes da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Sefaz (Secretaria de Fazenda) e PGE (Procuradoria-Geral do Estado), além da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), responsável por coordenar o grupo. 

Suspensões

A implantação desta medida chega de encontro com os recentes anúncios de suspensão de algumas rotas que atendem o Estado. 

Exemplos são Campo Grande, que fica sem a conexão direta com Cuiabá (MT) e Curitiba (PR), além de Corumbá, com a possibilidade de suspensão do voo até Viracopos, em Campinas (SP). 

Recentemente, Três Lagoas ficou sem a única rota, também com destino a Campinas. 

Em Dourados, a expectativa é da retomada dos voos através do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira a partir do dia 8 de setembro, quando a Latam começará a atender a cidade, a princípio, com três frequências semanais. 

O município está há mais de quatro anos sem operações comerciais devido a obra de reforma e ampliação da pista. 

Atualmente, aviões de grande porte estão autorizados a utilizar o Aeroporto Regional, porém, apenas em voos particulares. 

Também em Dourados, o processo licitatório para a construção de um novo terminal de passageiros foi finalizado e a ordem de serviços deve ser assinada nos próximos dias. 
 

Fonte: Dourados News

Comentários