Com mais chuvas e baixas temperaturas, junho deste ano teve redução de 92,8% da área queimada no Pantanal
Área queimada caiu de quase 600 mil hectares para 42 mil, mas previsão de estiagem exige alerta para próximos meses
A combinação de chuvas bem distribuídas e baixas temperaturas quase zerou os incêndios no Pantanal em junho de 2025, segundo boletim divulgado pelo Cicoe/Pemif nesta quinta-feira (3). A área queimada despencou de 595 mil hectares em junho do ano passado para 42.840 hectares neste ano — queda de 92,8%. O número de focos de calor também caiu de 2.753 para apenas 50, redução de 98,2%.
Outro dado positivo é que não houve nenhum incêndio em terras indígenas do Pantanal ou do Cerrado, enquanto em junho de 2024 foram mais de 56 mil hectares queimados, principalmente na Terra Indígena Kadwéu. Já nas unidades de conservação dos dois biomas, a área destruída caiu de 9.198 hectares para apenas 952 — queda de quase 90%.
Segundo o tenente-coronel Leonardo Congro, secretário executivo do Cicoe/Pemif, além do clima favorável, o trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros desde janeiro tem sido decisivo. Entre as ações estão queimas prescritas, capacitação de brigadistas — já são mais de 600 particulares e 99 bombeiros formados para combate especializado. Dez combatentes sul-mato-grossenses inclusive integrarão um grupo nacional que vai ajudar o Canadá no controle de incêndios florestais.
Apesar dos bons números de junho, o alerta continua. O Cemtec/MS prevê estiagem em todo o Estado de 1 a 17 de julho, com temperaturas acima de 30°C e baixa umidade, cenário que aumenta o risco de fogo. O trimestre de julho a setembro deve ter grande parte do MS em nível de “Alerta” e “Atenção” para queimadas, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Leste.
Com a vegetação seca, o Corpo de Bombeiros reforça o pedido de colaboração para evitar queimadas e manter a vigilância redobrada em todo o Pantanal e Cerrado.
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários