Camarão e Piscicultura

Camarão e Piscicultura

Ainda persiste o interesse pela criação de camarão de água salgada, no interior do Brasil. 

Ocorre pelo valor elevado que o camarão aqui chega.

Mas é fato, praticamente 100% do camarão brasileiro produzido em tanques vem do nordeste, principalmente do Ceará e Rio Grande do Norte. Quase todos os projetos de produção superintensiva pararam na pandemia.

A pandemia foi um terror para os criadores, incluindo eu mesmo.

Sim, comecei a produzir Camarões de água salgada em Dourados. Foi uma loucura e me deu muito trabalho. Mas a suspensão dos voos na pandemia, que perdurou por meses, me impediu de comprar larvas e tive que suspender este projeto. Foi um tempo terrível, o coronavírus acometeu a minha conta bancária (felizmente só a conta bancária). Assim suspendi o projeto, obrigatoriamente, por dois anos. Finalmente desisti.

Esse trabalho exige um volume de conhecimento muito acima daquele que a nossa piscicultura utiliza. Este foi o meu desafio pessoal, produzir algo tão complexo. Com isso acumulei saberes que poderiam ser utilizados na piscicultura, agregando uma importante evolução. Para a piscicultura, seria uma nova tecnologia. Isto resolveria o problema de produtividade das pisciculturas na agricultura familiar.

É esta a proposta que tenho para salvar esta atividade em Dourados. Mas para não lançarmos os piscicultores em uma nova aventura, temos que validar estes novos caminhos, antes de qualquer coisa. 

Um novo frigorífico também é necessário, já que todos os atores da cadeia produtiva do peixe, encontram-se em uma bolha. Mesmo aqueles que se jactam de possuir alta tecnologia.

Uma nova tecnologia inclui atenção especial na química da água, que exigiria algumas análises químicas diárias, como mecanismo de monitoramento do conjunto biológico todo. São utilizados kits parecidos com aqueles usados em aquários. Assim como a compreensão, através de conhecimento, deste novo sistema. Nitrogênio, cálcio, magnésio, fósforo, oxigênio, gás carbônico, e por aí vai.

Parece difícil, mas nestes anos tenho ensinado a utilizar kits de análises químicas, por trabalhadores rurais, com sucesso. É factível, além de um sentimento de autogratificação, comprovando que é possível uma evolução no campo. E hoje os kits  são baratos….

Meus amigos da hidroponia, tema que conectei após o camarão, demonstram, como exemplo, uma boa evolução em química da água.

Meu projeto de camarão visava a venda direta a consumidor, no meu pesqueiro, que ficava ao lado do Portal de Dourados. Um projeto quase turístico, próprio para a visitação. Cogitei em produzir pirarucu com a mesma finalidade. Ambos em tanques elevados lonados.

É possível que ambos, com venda direta, possam ser econômicos.

*Piscicultor 

Fonte: Dourados News

Comentários