Seminário MS Ativo Municipalismo reúne gestores da região sul em Dourados
Com a proposta de fortalecer o municipalismo e discutir soluções integradas de gestão pública, Dourados sediou, nesta terça-feira (09), o Seminário MS Ativo Municipalismo. O evento, realizado no auditório do bloco A da UEMS (Cidade Universitária), reuniu prefeitos, vereadores e equipes técnicas de 14 municípios da região sul do Estado.
A abertura contou com a presença de autoridades estaduais e locais, como o vice-governador José Carlos Barbosa, o prefeito Marçal Filho (PSDB), e representantes da UEMS, como o reitor Laércio Alves Carvalho, que destacou a importância do papel das universidades no desenvolvimento dos municípios.
Durante a solenidade, o prefeito de Dourados, Marçal Filho, pontuou a desproporção entre as responsabilidades e os recursos recebidos pelos municípios.
“Dos entes da federação, o município de Dourados é que tem o maior número de demandas. É o município que atende a população. No entanto, é o ente da federação que recebe menos recursos da arrecadação no nosso país.”
Ele também defendeu uma atuação mais próxima por parte do Governo do Estado. “É por isso que é importante o governo do Estado ajudar, o governo do Estado fazer o municipalismo de verdade, distribuindo os recursos para todas as prefeituras, porque nós é que atendemos diretamente a população.”
Ao falar sobre os desafios enfrentados pelas gestões municipais, o prefeito destacou a pressão que recai sobre os gestores e a necessidade de articulação política.
“As pessoas, elas entendem que a prefeitura é que tem que resolver tudo (…) Então, nós temos que fazer frente a isso. E, como nós recebemos menos recursos de todos esses entes, a União recebe mais, o governo federal recebe mais, o Estado vem em segundo lugar, o município vem em último. Então nós precisamos tanto do apoio do governo estadual quanto o apoio do governo federal através dos nossos deputados federais e senadores.”
Sobre o evento, Marçal avaliou positivamente a troca de experiências entre os gestores presentes. “Nós temos vários prefeitos participando aqui hoje e uma troca de ideia sempre é boa. Coisas que estão dando certo em outros municípios, não só do Estado, mas do Brasil, a gente tem que copiar e muitas estratégias que nós estamos utilizando também podem ser utilizadas por outros administradores.”
Foto: Charles Aparecido
Por fim, ele comentou sobre a agenda com o governador marcada para esta semana. “Eu tenho um encontro marcado com o governador Eduardo Riedel depois de amanhã, sexta-feira, em Campo Grande. E lá a gente vai levar as reivindicações de Dourados, o que o município mais precisa. Porque não há como a prefeitura dar conta de todas as demandas de Dourados. Nós atendemos 34 municípios, cerca de um milhão de habitantes na área da saúde. A saúde é um exemplo, são praticamente um milhão de pessoas, quase a metade do estado nós atendemos aqui. Então nós precisamos dessa parceria do Estado. E é isso que nós esperamos que aconteça”, finalizou.
O prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio (MDB), também esteve presente no evento e destacou que o seminário é uma oportunidade para alinhar compromissos com o governo estadual.
Foto: Charles Aparecido
“Com certeza esse evento que está acontecendo hoje aqui em Dourados, no MS Ativo, é muito importante para nós, para todos os municípios. Mas eu falo especificamente para Laguna Carapã, porque todo município tem as suas dificuldades. Laguna não é diferente. Mas, na conversa que nós tivemos com o governador, onde levamos as nossas demandas, ele com certeza analisou com todo carinho e deu um retorno de que irá ajudar o município de Laguna Carapã, priorizando algumas obras.”
Ele ainda citou os principais gargalos enfrentados pelo município. “Nós temos as dificuldades na saúde, na educação, como foi falado aqui, na assistência social, mas tem aquelas que são o calo dos municípios, aquelas que nos prejudicam e mantêm engessada uma administração.”
Sobre as perspectivas futuras, Bilibio ressaltou o fortalecimento regional e a importância da confiança na gestão estadual.
“Agora nós vemos também, com esse trabalho que está sendo feito aqui, mais regionalizado, onde nós podemos trazer os nossos técnicos para acompanhar e sair daquela conversa com o governador, daquele compromisso, e aqui sim efetivar realmente o andamento dessas prioridades. E sempre a nossa confiança no governador é muito grande, sabe? Ele tem demonstrado isso com Laguna Carapã também e, com certeza, já nos próximos meses ou talvez no início do ano, nós já vamos poder colher esses frutos.”
O prefeito também relatou os desafios na área da saúde, principalmente com relação à distância e à demora para realização de cirurgias. “Lá em Três Lagoas, de Laguna dá 600 quilômetros. Vai lá, faz o exame, constata que realmente precisa de cirurgia, volta e entra na fila do SUS, onde essa cirurgia não sai nunca. Por isso que nós precisamos de uma atenção especial e de fortalecer Dourados, que é o nosso polo.”
A prefeita de Douradina, Nair Branti (PSD), participou do evento e agradeceu o apoio recebido por meio de emendas. “Graças a Deus, nosso governador, o Eduardo Riedel, está aqui também. Nosso vice-governador, que é o Barbosinha, que nos apoiou. Eu estou muito feliz com as emendas que nós recebemos. O nosso município é bastante carente e está precisando das emendas.”
Foto: Solange Gama
Ela ainda ressaltou a importância do aprendizado durante o seminário. “Tudo que é bom e que agrega à nossa comunidade é muito importante. Eu espero, sim, que no fim da tarde os nossos técnicos levem para poder aplicar na prática. Tudo que a gente aprende é importante, tem que ser um aprendizado mesmo, para poder tocar a frente de todos os projetos.”
A prefeita destacou que a gestão é recente e ainda enfrenta muitas dificuldades. “Pegamos Douradina com bastante dificuldade, é uma gestão nova. Então estamos trabalhando bastante, porque tem muito para fazer e muitas obras também para terminar. Mas tenho certeza e fé em Deus que vai dar tudo certo para a nossa Douradina ficar a cidade princesinha do Mato Grosso do Sul.”
O vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (PSD), destacou em entrevista ao Dourados News que o MS Ativo busca promover uma gestão integrada e qualificada nos municípios. “Essa oportunidade de percorrer todas as regiões do Estado, dialogando com prefeitos, com os técnicos, com os gestores e compartilhando experiências. O municipalismo no Mato Grosso do Sul é um modelo de sucesso.”
Foto: Charles Aparecido
Ele reforçou que o Estado tem buscado um crescimento equilibrado entre as regiões. “Mato Grosso do Sul está crescendo de forma unitária. Todas as regiões do Estado a gente vê hoje um crescimento assim muito forte. Mas a busca do Estado é o equilíbrio, é para que todas as regiões do Estado possam se desenvolver de forma sustentável.”
Durante a abertura, o reitor da UEMS, Laércio Alves Carvalho, saudou os presentes e reforçou o papel da universidade como parceira dos municípios. “A UEMS pode contribuir com seus projetos estratégicos dentro do contrato de gestão (…) Sabemos que por onde elas [as universidades] passam com seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, estão ajudando a somar com esse MS Ativo e com todos os sonhos que vocês, gestores e gestoras, têm desenvolvido para as suas cidades.”
Foto: Charles Aparecido
Programação da tarde
No período da tarde, o seminário segue com oficinas temáticas simultâneas, abordando temas específicos de gestão pública, como:
Infraestrutura (SEGOV/SEILOG/AGESUL): Cadastro de demandas de obras e próximos passos das parcerias
Educação: Planejamento articulado (MS Alfabetiza, MS Matemática, curso normal médio, transporte escolar)
Assistência Social: Superação da vulnerabilidade social
Saúde: Enfrentamento à mortalidade materna-infantil e doenças crônicas
Desenvolvimento Econômico (SEMADESC): Impulsionamento de ambientes de negócio e desenvolvimento local
A carga horária total do seminário é de 8 horas/aula, com certificação pela Escolagov.
Fonte: Dourados News




Comentários