Hemosul reforça apelo por doações de sangue diante de estoques críticos

Hemosul reforça apelo por doações de sangue diante de estoques críticos

O Hemosul de Dourados emitiu novo alerta nesta sexta-feira (11), reforçando a necessidade urgente de doações de sangue. Conforme a nota divulgada, os estoques dos tipos O+, O- e A+ estão em níveis críticos, comprometendo a rotina de transfusões no município e na região.

“Estamos precisando urgente de sangue O+, O- e A+. Nossos estoques estão críticos e cada gota pode ser a diferença para quem está aguardando uma transfusão”, diz o comunicado. O banco de sangue também reforça que todas as tipagens são bem-vindas, mesmo as que não estão em falta no momento.

A situação já vinha sendo monitorada desde maio, quando o Dourados News noticiou a baixa nos estoques, agravada pelo período de frio e aumento de casos de gripe. Com o avanço do inverno, a adesão de doadores costuma diminuir, enquanto a demanda hospitalar se mantém constante.

O período mais intenso de baixas temperaturas foi registrado entre o fim de junho e o início de julho, como apontado em publicações anteriores do Dourados News. No dia 30 de junho, o Inmet já alertava para a continuidade do frio. Em 1º de julho, a queda nas temperaturas impactava até mesmo a rotina de quem sai cedo para trabalhar. Só no dia 7 foi registrada uma trégua, com promessas de dias mais amenos.

“Os estoques estão baixos por fatores sazonais, como o período de férias e o inverno, quando as pessoas costumam doar menos, e também por conta do aumento no número de cirurgias cardíacas e de pacientes oncológicos, que necessitam muito de sangue”, explica a coordenação do Hemosul ao Dourados News.

Essas condições climáticas, somadas à exigência de prazos após vacinação e restrições para pessoas gripadas, afetam diretamente o comparecimento de doadores.

“Além disso, gripes e viroses impedem temporariamente a doação, e ainda há uma baixa conscientização da população sobre a importância de doar regularmente. Para manter nossos estoques estáveis, precisamos de uma média diária de 70 a 80 doadores”, alerta.

COMO DOAR

Para realizar a doação, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 51 quilos, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos antes da doação e apresentar um documento oficial com foto.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses entre cada doação. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de no mínimo três meses.

ATENDIMENTO

O Hemosul de Dourados atende às segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 12h30. Já às terças e quintas, o funcionamento é das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. A unidade está localizada na Rua Oliveira Marques, 2535 – Jardim Tropical, Dourados, próximo do Hospital da Vida. O telefone para contato é (67) 3424-0400 ou WhatsApp (67) 98163-0863

Fonte: Dourados News

Comentários