Rússia culpa sanções pelo fracasso do acordo com a ONU sobre alimentos e fertilizantes

Moscou

Pacto firmado com a ONU para facilitar envio de grãos e fertilizantes expira sem renovação após impasse com União Europeia e aliados

A Rússia responsabilizou neste sábado (12) as sanções impostas por países ocidentais pelo fracasso do acordo firmado com a ONU para viabilizar suas exportações de alimentos e fertilizantes. O pacto, que foi assinado em julho de 2022 e tinha validade de três anos, vai expirar em 22 de julho e não será renovado, segundo uma fonte ligada às negociações.

O objetivo era garantir o envio de produtos agrícolas russos ao mercado internacional e conter a alta global dos preços. Para o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no entanto, o endurecimento de sanções por parte de países como os da União Europeia inviabilizou o acordo.

Apesar de fertilizantes e grãos não terem sido diretamente atingidos pelas restrições, o receio de violar embargos acabou paralisando seguradoras e transportadoras. Uma estrutura específica de transações chegou a ser criada junto à ONU, mas Moscou alega que o mecanismo pouco avançou na prática.

Mesmo com o fim do pacto, a diplomacia russa declarou que está aberta a continuar cooperando “no interesse da segurança alimentar global”.

Comentários