Presidente dos EUA dá 50 dias para Putin negociar acordo de paz com a Ucrânia ou enfrentará novas sanções
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (15) que pretende impor uma tarifa de aproximadamente 100% sobre produtos vindos da Rússia, caso o presidente Vladimir Putin não aceite um acordo de paz com a Ucrânia dentro de 50 dias.
Trump fez a declaração no Salão Oval da Casa Branca, durante encontro com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. O presidente norte-americano demonstrou insatisfação com a postura de Putin, que se recusa a interromper os ataques à Ucrânia, e afirmou que as tarifas seriam classificadas como “tarifas secundárias”, atingindo inclusive países e empresas que continuem comercializando com Moscou.
Na mesma reunião, Trump sinalizou que vai finalizar o envio de modernos sistemas antimísseis Patriot para a Ucrânia, com custos pagos pela União Europeia. A fala marca uma mudança na relação entre Trump e Putin, já que no início do mandato o presidente dos EUA buscava uma reaproximação para tentar encerrar o conflito.
A ameaça ocorre após uma ligação telefônica em 3 de julho, quando Putin reafirmou que não abrirá mão de seus objetivos na Ucrânia, o que teria irritado Trump e elevado o tom das sanções.




Comentários