Dourados terá atendimento gratuito no mutirão “Meu Pai Tem Nome” para reconhecimento de paternidade

Dourados terá atendimento gratuito no mutirão “Meu Pai Tem Nome” para reconhecimento de paternidade

Dourados será uma das cidades-polo no Mato Grosso do Sul a receber, presencialmente, o mutirão “Meu Pai Tem Nome”, no próximo dia 16 de agosto, das 8h às 12h. A ação é promovida pela Defensoria Pública e contará com a participação da Polícia Científica como parceira técnica.

Com foco no reconhecimento de paternidade e maternidade, inclusive nos vínculos socioafetivos e homoafetivos, o mutirão oferece atendimentos gratuitos à população. Os serviços incluem ainda a investigação de vínculos parentais e, nos casos necessários, a coleta de material para exame de DNA, sem qualquer custo aos participantes.

Em Dourados, os atendimentos ocorrerão na sede da Defensoria Pública e fazem parte de uma mobilização estadual que envolve também as cidades de Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá, além de atendimentos virtuais em outros municípios.

O exame de DNA será realizado pelo IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), órgão vinculado à Polícia Científica, especializado em exames laboratoriais com aplicação forense. A atuação técnica do Instituto tem papel decisivo na garantia de segurança e confiabilidade dos resultados, que podem confirmar ou excluir vínculos biológicos de forma precisa.

“É uma satisfação para a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul contribuir com essa importante iniciativa da Defensoria Pública. Por meio da ciência forense, buscamos garantir que o exame pericial seja um instrumento de cidadania e justiça”, destacou o coordenador-geral de Perícias da Polícia Científica, José de Anchiêta Souza Silva.

A iniciativa é organizada pelo Nufam (Núcleo de Família e Sucessões da Defensoria Pública), com apoio do Condege (Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais), Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e IALF.

“O objetivo é promover o reconhecimento de paternidade e maternidade, ampliando o acesso à cidadania e aos direitos fundamentais de crianças, adolescentes e adultos que ainda não possuem o nome de um dos pais em seus registros, explicou o defensor público Marcelo Marinho”, coordenador do Nufam

Como participar

Para garantir atendimento no mutirão em Dourados ou em outro município, é necessário se inscrever por meio do formulário online, neste link.

Fonte: Dourados News

Comentários