Frio retorna a Dourados e sexta amanhece com mínima de 5,3°C
Após dias de temperaturas mais amenas, o frio voltou com força a Dourados nesta sexta-feira (18/07). Logo nas primeiras horas do dia, os termômetros da Embrapa registraram a mínima de 5,3°C às 6h30, com sensação ainda mais gelada devido à alta umidade relativa do ar, que alcançou 98% nesse mesmo horário.
O município encontra-se, até o fim do dia, em alerta de declínio de temperatura emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A máxima do dia até agora foi de apenas 9,4°C, registrada à meia-noite, o que caracteriza um dia atipicamente frio para a região. Às 7h da manhã, os termômetros marcavam 5,7°C, e cerca de meia hora depois, às 7h30, a temperatura subiu levemente para 8,4°C.
Além do frio, o município enfrenta um período de estiagem. Dourados está há 31 dias sem chuvas expressivas (superiores a 5 mm), de acordo com o monitoramento feito na área da Embrapa.
A última precipitação relevante ocorreu em 16 de junho. A média histórica de chuvas para o mês de julho na cidade é de 43,5 mm, o que preocupa produtores rurais e reforça o alerta para os riscos de queimadas nesta época do ano.
A combinação de frio, umidade alta nas primeiras horas do dia e ausência de chuvas reforça o cenário típico do inverno sul-mato-grossense, exigindo atenção da população com os cuidados com a saúde e o uso de aquecedores e cobertores, principalmente para crianças e idosos.
Fonte: Dourados News




Comentários