Dourados enfrenta 36 dias sem chuva e entra em novo alerta de baixa umidade
Dourados enfrenta um período prolongado de estiagem e entrou em alerta por baixa umidade do ar. De acordo com o Guia Clima da Embrapa, já são 36 dias consecutivos sem registro de chuva no município.
Nesta quarta-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de “Perigo Potencial” devido à baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 30% e 20%. O alerta começou às 9h40 e segue até às 20h desta quinta-feira (24).
Apesar do risco ser considerado baixo para incêndios florestais e à saúde, o Inmet orienta a população a tomar cuidados como beber bastante líquido, evitar atividades físicas nas horas mais secas do dia e a exposição ao sol nos períodos mais quentes. A recomendação é que, em caso de necessidade, a população busque informações e apoio junto à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A falta de chuvas tem sido acompanhada por temperaturas elevadas. Ainda segundo o Guia Clima, nesta quarta-feira (23), a mínima registrada foi de 15,2°C às 6h38, enquanto a máxima chegou a 30,8°C às 13h54. Por volta das 14h45, os termômetros ainda marcavam 30,2°C.
A previsão do tempo para os próximos dias segue sem expectativa de chuva. Para quinta-feira (24), a previsão é de mínima de 17°C e máxima de 33°C, com muitas nuvens. Na sexta-feira (25), os termômetros devem variar entre 16°C e 33°C, com poucas nuvens. No sábado (26), a máxima pode chegar a 35°C, com mínima prevista de 17°C e tempo também com poucas nuvens.
Fonte: Dourados News




Comentários