Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

“Amar sem medo, viver sem culpa”: Dourados terá parada da diversidade no dia 9

29/07/2025 às 15:13
3 min de leitura

Anuncie Aqui

“Amar sem medo, viver sem culpa”: Dourados terá parada da diversidade no dia 9

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual de Dourados confirmou a realização da 11ª Parada da Diversidade LGBTQIANP+, que acontecerá no dia 9 de agosto de 2025. 

O evento tem como tema deste ano “Amar sem medo, viver sem culpa” e promete reunir milhares de pessoas na luta por visibilidade, respeito e garantia de direitos.

A concentração está marcada para as 15h, com saída da passeata às 16h30, partindo da Avenida Marcelino Pires, na esquina com a Rua Toshinobu Katayama. O percurso seguirá até a Rua Joaquim Teixeira Alves, retornando à praça central de Dourados, onde a programação seguirá até as 23h59.

Segundo a organização, a expectativa é reunir entre 2.500 e 3.000 pessoas. Além da tradicional passeata, o evento contará com apresentações culturais e shows de artistas regionais e municipais. Um dos objetivos é proporcionar informações sobre direitos e deveres às pessoas.

Atuação da Coordenadoria em 2025

A coordenadora especial de políticas públicas para a diversidade sexual, Cláudia Assunção explicou que a Coordenadoria tem ampliado as ações de conscientização e fortalecimento das políticas públicas no município.

“Neste ano, não registramos casos de violência física contra pessoas LGBTQIANP+ em Dourados, ao menos que tenham chegado ao nosso conhecimento. Contudo, tivemos diversos registros de violações de direitos, principalmente na área da saúde, geralmente por falta de informação. Todos os casos foram atendidos, encaminhados e resolvidos”, afirmou.

Entre as ações realizadas em 2025, destacam-se a comemoração do Dia Municipal da Mulher Trans e Travesti, em março, com rodas de conversa sobre saúde; a realização da 3ª Conferência Regional LGBTQIANP+, que reuniu 11 municípios da região; e blitzes educativas em parceria com a área da saúde, voltadas para profissionais do sexo em pontos de prostituição e casas noturnas.

Para o mês de agosto, a Coordenadoria planeja ainda um mutirão em parceria com a Defensoria Pública do Estado para a retificação de registro civil de pessoas trans femininas e masculinas interessadas em alterar o prenome.

Cláudia Assunção reforça que a Parada da Diversidade tem um papel central na luta contra o preconceito, sendo um momento para celebrar, mas também de lembrar que ainda é preciso avançar muito em direitos e inclusão.

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias