França lançará do ar 40 toneladas de ajuda em Gaza a partir de sexta-feira

FOTODELDIA JERUSALÉN, 26/07/2025.- O pequeno gazatí Mohamed Motawaq, de tan solo 18 meses, de corpo esquelético pasa os dias em Gaza em brazos de sua mãe, Hidaya al Mutauaq, uma mulher viúva, de 30 anos, sem apenas leite e outros produtos básicos pelas restrições que Israel. A desnutrição mató para outras cinco pessoas, incluindo um bebê, nas últimas 24 horas em Gaza, informou o hospital Al Shifa da franja Palestina. EFE/Ahmad Awad

A França lançará do ar 40 toneladas de ajuda em Gaza a partir de sexta-feira (1), anunciou nesta terça (29) o ministro das Relações Exteriores francês, quando a fome assola o território palestino, mais de 21 meses após o início da guerra entre Israel e Hamas. A ONU alertou no domingo (27) sobre o nível “alarmante” de desnutrição na Faixa de Gaza, submetida a um cerco de Israel desde o início da guerra, desencadeada pelo ataque do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro de 2023 em solo israelense.

Desde domingo Israel autoriza o lançamento de ajuda humanitária sobre Gaza, após declarar uma pausa nos combates com fins humanitários em determinadas áreas do território palestino, onde vivem cerca 2,4 milhões de pessoas. “Vamos organizar a partir desta sexta-feira, em estreita colaboração com as autoridades jordanianas, quatro voos que vão transportar 10 toneladas de mantimentos cada um à Faixa de Gaza”, declarou Jean-Noël Barrot à emissora de televisão francesa BFMTV.

“A via aérea é útil, mas não é suficiente”, acrescentou o ministro francês, que também pediu a reabertura dos acessos terrestres a Gaza, bloqueados pelo Exército israelense.

*Com informações da AFP

Publicado por Nátaly Tenório

Fonte: Jovem Pan News

Comentários