Havaí decreta estado de emergência e evacua zonas costeiras devido a possível tsunami

magen cedida pelo Serviço Meteorológico Nacional (NOAA) dos Estados Unidos e seu Sistema de Alerta de Tsunamis que mostra o ponto de origem do terremoto de magnitude 8,8 este março, na península russa de Kamchatka (Rússia) e as possíveis áreas de impacto de tsunami. Um terremoto de magnitude 8,8 frente às costas da península russa de Kamchatka gerou alertas de tsunami em vários países banhados pelo oceano Pacífico, entre o Japão e os territórios estaduais unidenses do Havaí e do Alasca. EFE/ NOAA /SOLO USO EDITORIAL/ SOLO DISPONIBLE PARA ILUSTRAR LA NOTICIA QUE ACOMPAÑA (CRÉDITO OBLIGATORIO)

O governador do Havaí, Josh Green, decretou nesta terça-feira (29) estado de emergência nesse arquipélago dos Estados Unidos devido à possível chegada de um tsunami causado pelo terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, e convocou a população a evacuar as zonas costeiras. “Assinei uma proclamação de emergência, e os Centros de Operações de Emergência do Estado e do Condado estão completamente ativados. Por favor, levem esta situação a sério”, disse Green na rede social X (ex-Twitter).

Em entrevista coletiva posterior, o governador pediu ainda que a população abandonasse as áreas costeiras e seguisse para o interior dessas ilhas vulcânicas localizadas no Oceano Pacífico. “Esta é a advertência mais grave que podem ter. Não é um aviso de vigilância. É uma advertência, o que significa que devemos evacuar as zonas costeiras imediatamente”, disse Green. “Deve-se esperar que haja inundações em todas as ilhas, e elas serão iminentes após a chegada das ondas”, acrescentou.

O primeiro impacto das ondas do tsunami deve ocorrer às 19h10, hora local (2h10 de Brasília), informou Green. “Pode-se esperar que uma onda de tsunami atinja o estado, e não afetará apenas uma praia. É muito provável que envolva as ilhas”, acrescentou. O processo de saída de moradores provocou engarrafamentos em várias ilhas, segundo vídeos divulgados em redes sociais.

O Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) emitiu nesta terça-feira um alerta de tsunami em todo o Havaí, além das Ilhas Aleutas pertencentes ao Alasca. Além disso, o órgão lançou um alerta laranja (o segundo mais alto na escala de intensidade de três cores) para toda a costa oeste dos Estados Unidos e Canadá devido ao risco de tsunamis.

*Com informações da EFE

 

Fonte: Jovem Pan News

Comentários