1º Seminário Regional do SUS: Governo reforça importância da auditoria para o fortalecimento da saúde em MS
Evento abriu série de encontros regionais do DenaSUS e reconheceu atuação integrada de Mato Grosso do Sul na gestão da saúde pública
Campo Grande recebeu, nesta terça-feira (5), o 1º Seminário Regional do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA), organizado pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS). O evento, realizado no Bioparque Pantanal, marcou o início de uma série de encontros regionais que acontecerão ao longo do ano em todas as regiões do país.
Participaram representantes do Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, além dos componentes federal, estadual e municipal do Sistema Nacional de Auditoria. O objetivo principal é fortalecer a atuação da auditoria no SUS, promovendo integração técnica entre os auditores e alinhamento de práticas em todos os níveis de gestão.
Durante a solenidade de abertura, o governador em exercício, José Carlos Barbosa (Barbosinha), destacou a importância da auditoria para o controle dos recursos públicos. “A auditoria é sempre essencial. Em momentos de escassez de recursos, ela se torna ainda mais estratégica para garantir transparência e eficiência nos gastos”, afirmou.
A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, também participou do evento. Ela ressaltou que os bons resultados do Estado na área da saúde são fruto de um trabalho integrado entre diferentes esferas do governo. “A integração fortalece a gestão. Em Mato Grosso do Sul, isso é uma prática constante”, disse.
O diretor do DenaSUS, Rafael Bruxellas, elogiou a estrutura estadual e destacou o papel de Mato Grosso do Sul como modelo. “Escolhemos começar por aqui porque o Estado construiu uma carreira sólida para os auditores do SUS. O Governo Federal está discutindo esse exemplo, inclusive para adotar em outras regiões. Além disso, existe uma forte relação institucional entre os governos estadual e federal, o que faz toda a diferença”, afirmou.
Durante o seminário, foram abordados conceitos-chave sobre auditoria e controle interno no SUS. Além disso, foram estabelecidos canais permanentes de diálogo entre os entes federativos, com o intuito de formar redes de apoio técnico, promover a troca de conhecimento e implementar ações coordenadas entre os profissionais.
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários