Leite doado por mães ajuda a alimentar quase 30 bebês no HU de Dourados

Leite doado por mães ajuda a alimentar quase 30 bebês no HU de Dourados

O mês de agosto é marcado por ações voltadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o Brasil. Em Dourados, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD),  filiado à Rede Ebserh, está entre os destaques da mobilização nacional pelo Agosto Dourado, reforçando a importância do leite materno para a saúde dos bebês e das mães.

De acordo com dados repassados à reportagem nesta quinta-feira (07), o Banco de Leite do HU-UFGD registrou, até julho de 2025, 974 visitas, 905,49 litros coletados e 93 doadoras cadastradas. Atualmente, 26 bebês são receptores de leite humano na unidade, que contabiliza cerca de 12 litros coletados apenas neste início de agosto.

A equipe do HU-UFGD enfatiza que as doações são preferencialmente realizadas em domicílio. As mães interessadas em contribuir podem entrar em contato pelo WhatsApp (67) 99102-4146 ou telefone 3410-3002.

ATENDIMENTO

“Vamos até a doadora para o cadastro, orientações e entrega dos frascos já esterilizados”, informou a equipe ao Dourados News. O atendimento presencial no Banco de Leite funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 14h às 16h.

O HU-UFGD realiza o acolhimento de mães com bebês internados, mães internadas lactantes e também atende lactantes externas que desejam doar. A extração no local dura, em média, 15 minutos, e todo o processo – seja em casa ou no hospital – é realizado por equipe especializada, com orientações sobre higiene, armazenamento e transporte do leite.

AMAMENTAÇÃO

A campanha do Agosto Dourado ganha força com o apoio de instituições nacionais e internacionais. Neste ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), comemorada de 1º a 7 de agosto, tem como tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, buscando destacar a relação entre amamentação, sustentabilidade e redes de apoio.

No Brasil, o slogan foi adotado oficialmente pelo Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e outras entidades da área. Segundo o Ministério, o leite materno é o alimento mais completo para crianças até os seis meses de vida, e sua oferta deve ser mantida, junto com alimentação complementar, até os dois anos ou mais.

BEBÊS E MAMÃES

Entre os benefícios para os bebês estão o fortalecimento da imunidade, redução de infecções, desenvolvimento cerebral e melhora da flora intestinal. Para as mães, a amamentação reduz riscos de hemorragia pós-parto e contribui para o vínculo afetivo com o bebê, além de possuir efeito analgésico natural por meio da produção de beta-endorfina.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio do Movimento Parto Adequado, também integra os esforços em prol do aleitamento materno, incentivando práticas nos hospitais desde 2015.

DOAR E AMAMENTAR

O Banco de Leite Humano do HU-UFGD segue como uma referência em Dourados, garantindo o suporte necessário às mães e salvando vidas por meio da doação voluntária. Em um mês simbólico como agosto, a mensagem é clara: doar leite é um ato de amor que transforma realidades. Mais informações entre em contato pelo WhatsApp (67) 99102-4146 ou telefone 3410-3002.

Fonte: Dourados News

Comentários