Dourados segue em alerta de baixa umidade, de acordo com Inmet

Dourados segue em alerta de baixa umidade, de acordo com Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois avisos de baixa umidade para Dourados e municípios vizinhos nesta quarta-feira (13), alertando para riscos à saúde e possibilidade de incêndios florestais.

O primeiro aviso, com grau de severidade “Perigo”, segue até às 18h desta quarta-feira, prevendo umidade relativa do ar entre 20% e 12%, níveis considerados críticos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nessas condições, há risco elevado de incêndios em vegetação e problemas à saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos, boca e nariz.

O segundo aviso, com grau “Perigo Potencial”, segue em vigor desde as 11h desta quarta-feira até as 20h de quinta-feira (14), com previsão de umidade variando entre 30% e 20%. Nesse caso, o risco de incêndios e impactos à saúde é menor, mas ainda exige atenção.

Orientações à população

O Inmet e órgãos de Defesa Civil orientam que, durante o período de baixa umidade, seja aumentado o consumo de líquidos, evitadas atividades físicas ao ar livre e a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia. Também é recomendado o uso de hidratantes para a pele, umidificação dos ambientes e atenção redobrada com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Previsão do tempo

De acordo com o Inmet, a quinta-feira (14) deve ter mínima de 12°C e máxima de 29°C, com céu claro. Na sexta-feira (15), a mínima será de 11°C e a máxima de 29°C; no sábado (16), mínima de 13°C e máxima de 32°C, com céu claro; e no domingo (17), mínima de 19°C e máxima de 35°C, com poucas nuvens.

Segundo dados do Guia Clima da Embrapa, nesta quarta-feira foi registrada temperatura mínima de 7,9°C às 6h31 e máxima de 28,1°C às 14h41. Por volta das 14h45, a estação meteorológica marcava 27,6°C.

Fonte: Dourados News

Comentários