Documentário sobre memória, identidade e cotidiano da aldeia Marçal de Souza estreia amanhã
Amanhã em Campo Grande, o Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena recebe a estreia do documentário “Vémo’Um – Nossa Voz”, às 18h30. A obra mergulha na memória, identidade e cotidiano da aldeia urbana Marçal de Souza, mostrando histórias de indígenas em contexto urbano na capital sul-mato-grossense.
A sessão será gratuita e contará com roda de conversa e intérprete de Libras, reunindo o elenco e os realizadores do curta-metragem. Com direção compartilhada por Thaís Umar e Breno Moroni, o projeto é fruto de um processo coletivo que envolveu moradores da comunidade tanto diante quanto atrás das câmeras.
O filme apresenta bastidores de nove entrevistas, explorando identidade, memória e os desafios da vida indígena nas cidades. Após a circulação do documentário, essas entrevistas completas estarão disponíveis gratuitamente em plataforma de streaming.
Foto: Assessoria
Antes das gravações, duas oficinas de audiovisual foram promovidas para jovens da comunidade, que aprenderam técnicas de som e imagem. Alguns participantes integraram a equipe técnica, abrindo caminho para novas formas de expressão e cidadania. O tema da memória se destaca na narrativa, mostrando sua relevância não apenas como registro do passado, mas como parte viva do presente.
O Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena é mais que cenário de estreia: é parte central da história contada. A iniciativa também visa incentivar os jovens da comunidade a ocupar o espaço digital e explorar o audiovisual como ferramenta de expressão.
Entre os talentos revelados pelo projeto está a jovem Sâmara Figueiredo, que atuou como entrevistadora, aprofundando seu conhecimento sobre as histórias de pessoas da comunidade e despertando interesse de outros jovens em ocupar diferentes funções no cinema e no audiovisual.
YouTube
Após a estreia em Campo Grande, o documentário seguirá para exibição em outras cinco cidades de Mato Grosso do Sul. Depois da circulação, as entrevistas na íntegra serão disponibilizadas no YouTube como recurso educacional, registro cultural e pesquisa.
O documentário Vémo’Um – Nossa Voz será exibido no dia 15 de agosto, sexta-feira, às 18h30, no Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, localizado na Rua Terena, s/n, bairro Tiradentes, em Campo Grande (MS). A entrada é gratuita e a classificação é livre, com intérprete de Libras disponível. Informações pelo Instagram @vemoum e @thaisumar.
Fonte: Dourados News




Comentários