Projeto gratuito de Clube de Xadrez para crianças e adolescentes será lançado neste sábado
Neste sábado (16), das 14h às 17h, será lançado o projeto Clube de Xadrez, voltado para crianças e adolescentes da Vila São Braz. A iniciativa, que acontecerá no Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC), é gratuita e contará com vagas limitadas. O objetivo é oferecer um espaço de aprendizado e desenvolvimento de habilidades cognitivas, por meio do jogo de xadrez.
O presidente do Rotary Club Dourados, Eduardo Soares, explica ao Dourados News que a ideia surgiu no início de sua gestão e foi rapidamente abraçada por todos os membros. “Foi idealizado por mim, mas foi abraçado pelo clube inteiro. Nós criamos uma comissão para esse Clube de Xadrez, com cerca de oito membros do nosso Rotary Clube Dourados, que ajudaram com ideias e sugestões. Também contamos com o apoio do NRDC, através da Neide e do Gilmar. Agora, estamos acertando os detalhes para começar neste sábado”, afirma.
Reunião no NRDC sobre o Clube de Xadrez.
Ele conta que a inspiração veio de uma vivência pessoal. “O meu filho de 15 anos, o Guilherme, participava de um clube de xadrez aqui na cidade. Pensei que seria interessante trazer essa prática para a Vila São Braz e, ao mesmo tempo, reaproximar o Rotary do NRDC, que é um núcleo que temos na região. Achei que seria uma ideia simples e bastante eficaz para beneficiar crianças e adolescentes”, explica.
De acordo com Eduardo, o principal objetivo do projeto vai além do jogo em si. “Queremos trazer a gurizada da região para jogar xadrez, pois o jogo ajuda a aprimorar foco e raciocínio lógico. Isso impacta diretamente no desempenho escolar, principalmente em matemática e ciências. Também ensina a lidar com vitórias e derrotas, a se planejar e a prever consequências, o que é útil para a vida toda”, ressalta.
Nesta primeira turma, o Clube de Xadrez terá capacidade para até 30 participantes. “Vamos trabalhar com 10 tabuleiros, permitindo que 20 joguem simultaneamente enquanto outros acompanham. Os instrutores serão nossos próprios membros do Rotary, que ensinarão o básico do jogo. Entre eles, contamos com o apoio do nosso associado Wilson Cesar Alves, mestre internacional de xadrez e organizador de torneios na cidade, que também dará dicas especializadas aos participantes que se destacarem”, comenta.
Sobre quem pode participar, Eduardo destaca que não há uma faixa etária rígida. “Temos crianças de seis anos que jogam melhor que adultos. O foco são crianças e adolescentes, mas não existe limite de idade. Se um jovem de 18 anos quiser aprender, também será bem-vindo”, afirma.
O projeto, inicialmente, terá duração até o final de 2025, com aulas semanais. “Se houver boa adesão, queremos dar continuidade, mas a ideia é que, no futuro, a própria comunidade da Vila São Braz mantenha o clube, com o Rotary sempre dando suporte”, explica.
Além de totalmente gratuito, o projeto também pode abrir portas para competições. “Existe a intenção de realizar torneios, mas isso vai depender do andamento das aulas. O Wilson já organiza eventos na cidade e, se houver interesse, poderemos levar os participantes para disputar ou até criar torneios na própria comunidade”, adianta.
Fonte: Dourados News




Comentários