Em oito anos, número de domicílios alugados sobe mais de 50% em MS

Em oito anos, número de domicílios alugados sobe mais de 50% em MS

O número de domicílios alugados em Mato Grosso do Sul saltou de 175 mil em 2016, data do último levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para 270 mil em 2024, representando um aumento de 54,3%. 

Os dados constam na PNAD (Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio) Contínua: características gerais dos domicílios e moradores, divulgados nesta sexta-feira (22/8) pelo Instituto. 

O percentual no Estado ficou acima da média nacional, que é de aumento de 45,4%. 

Para o analista da pesquisa do IBGE, William Kratochwill, o salto na quantidade dos imóveis alugados tem a ver com a situação econômica nos últimos anos. 

“Se não se criam oportunidades para a população adquirir o seu imóvel, as pessoas precisam partir para o aluguel. Ao passo que temos também na economia um processo muito longo de inflação e salário reduzidos, o que cria mais dificuldades para as pessoas alavancarem seu patrimônio”, disse. 

Em Mato Grosso do Sul, do total de domicílios particulares permanentes, 51,6% (528 mil) eram próprios e já pagos pelos proprietários, enquanto 9,8% (100 mil), aparecem como imóveis próprios, mas ainda pagando, outros 26,4% (270 mil) alugados, 11,8% (121 mil), cedidos e aqueles em outra condição, como, por exemplo, os casos de invasão, totalizavam 0,4% (4 mil).
 

Fonte: Dourados News

Comentários