Em abertura de torneio de gateball, Barbosinha enaltece influência da cultura japonesa em MS

Em abertura de torneio de gateball, Barbosinha enaltece influência da cultura japonesa em MS

Ao participar da cerimônia de abertura do 10º Campeonato Internacional de Gateball Memuro-Brasil, neste sábado (23) no Clube Nipo-Brasileiro de Dourados, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, expressou alegria e gratidão por sediar o evento e destacou ainda a grande influência da cultura japonesa em todo o MS. “A presença japonesa se reflete em todos os parâmetros de nosso Estado: na saúde, na educação, na cultura e prática de esportes. Somos muito gratos pela influência que a cultura japonesa exerce em MS”, discursou, ao desejar as boas-vindas a todos os participantes e representantes de delegações. “Sintam-se abraçados pela cidade de Dourados e pelo nosso Mato Grosso do Sul”, acrescentou.

Promovido pela União dos Clubes de Gateball do Brasil, com apoio do governo do Estado, o torneio segue até domingo (24) e reúne em torno de 560 atletas vindos de todo o MS e também de Estados como Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Bahia, Tocantis e Minas Gerais, além de delegações da Argentina, Paraguai e Peru.

Um dos destaques do torneio é a visita do prefeito de Memuro, cidade japonesa onde o esporte nasceu há quase 80 anos. O prefeito Akira Teshima está na cidade acompanhado de assessores, representantes do esporte e vereadores. “Mato Grosso do Sul se sente muito honrado por estar sediando o evento e recebendo atletas do Brasil inteiro e de outros países, especialmente a delegação do Japão, chefiada pelo prefeito”, afirmou o vice-governador.

Esporte e tradição

O Gateball Memuro é um torneio internacional, apreciado por uma grande faixa etária, da criança ao idoso. A diversidade de idades entre os participantes é uma prova viva da essência inclusiva e integradora do esporte. Neste ano, a presença de atletas como Laís Murakami Tada, de apenas 10 anos, de Sorocaba, e Hideo Ohashi, de 96 anos, de Vila Vargas, evidencia a capacidade do esporte de unir gerações e promover a troca de experiências e valores entre jovens e veteranos.

Durante a cerimônia de abertura, foi feito o plantio de mudas da espécie “Okinawa sakura”. A árvore marca o início da estação das flores de cerejeira no Japão, atraindo turistas e simbolizando a efemeridade da vida, a beleza e a renovação. 

Embora menos conhecidas internacionalmente que as cerejeiras de outras regiões, as da província de Okinawa têm um significado cultural e turístico único por serem as primeiras a florescer no país, impulsionando a economia local e a celebração cultural durante a primavera.

Comunidade em MS

Como destacado pelo vice-governador, Mato Grosso do Sul conta com forte influência da cultura nipônica, devido à forte presença desta comunidade em todos os municípios. Pelo menos 20 mil japoneses e descendentes vivem no Estado, sendo em torno de 15 mil em Campo Grande e 5 mil em Dourados.

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Dourados foi fundada em 1953 e conta atualmente com mais de 200 famílias associadas. Segundo a comissão organizadora, Dourados foi escolhida como sede por conta da forte presença da comunidade nipônica e por ser referência em eventos multiculturais, além de se destacar como polo regional de desenvolvimento e convivência entre diferentes etnias.

Fonte: Dourados News

Comentários