Casa da Esperança de Dourados comemora 28 anos com café da tarde e presença de Dom Henrique
Anuncie Aqui
Casa da Esperança de Dourados comemora 28 anos com café da tarde e presença de Dom Henrique
Com o convite “Venha celebrar e espalhar alegria” a diretoria da Casa da Esperança (CAES) de Dourados comemorou no sábado (30/8), com um café da tarde, os 28 anos da entidade, completados no domingo, contando com a presença do bispo diocesano local, Dom Henrique Aparecido de Lima e convidados.
Mesa com quitutes apetitosos, entre salgados, tortas, doces diversos, bolos, café, sucos e água saborizada, atraíram os convidados, tornando-se numa tarde agradável de confraternização, com fundadoras presentes que compartilham histórias da casa.
Em sua fala de abertura, a presidente da entidade, Maria Lupinetti, agradeceu a presença de todos os voluntários, pessoas que colaboram com a casa e se dedicam a ajudar de alguma forma, seja com prestação de serviços, em promoções realizadas e com doações diversas. Ela agradeceu a presença das ex-presidentes, fundadoras da Casa, Áurea Florêncio e Elisa Baldasso, e disse que os fundadores foram o fermento que fez a casa tornar-se no que ela é hoje. A presidente também expressou seu agradecimento ao coordenador da Casa, senhor João Batista, por seu exemplo de dedicação aos residentes em recuperação de dependência química.
Maria Lupinetti assumiu a direção em setembro do ano passado e desde então passou a contar com novas pessoas na diretoria que aceitaram ao convite de participar se dispondo a ajudar nas várias demandas da Casa. Ressaltou que “a história da entidade é escrita diariamente com a generosidade de doadores, colaboradores, voluntários, são muitos os sinônimos para tanta dedicação; e o nosso desejo é que , hoje, todos os colaboradores estivessem aqui presentes, mas impossível e disse que a solidariedade é a força que move o mundo”.
Bispo Dom Henrique no momento da bênção, com membros da diretoria e senhora Elisa Baldasso, uma das fundadoras – Foto: Divulgação
No momento dos parabéns à Casa, Dom Henrique abençoou a todos e expressou que é muito bom para a sociedade e a cidade ter entidades como essa que acolhe pessoas que desejam se recuperar da dependência química. Destacou a dedicação de tantos voluntários e se dirigiu aos residentes dizendo que “o que desejamos é que vocês aceitem o desafio de mudar suas vidas, com liberdade e alegria”.
A Casa da Esperança foi fundada em 31 de agosto de 1997, visando a recuperação de dependentes químicos (de drogas e álcool) e a sua reintegração na família e na sociedade. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de orientação confessional Católica e é reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual, sendo a pioneira das comunidades terapêuticas de Dourados.
A instituição surgiu do sonho, inicialmente, idealizado pelo saudoso Padre Edson Nogueira Lima (in memorian), apoiado pelo Bispo da época, Dom Alberto Forst (in memorian). Com as primeiras reuniões juntou-se ao grupo Padre Otair Nicoletti, hoje Bispo da Diocese de Coxim-MS e outros voluntários, que posteriormente, se tornaram membros da primeira diretoria, da então nascente instituição.
Em 28 anos de atuação, a Casa da Esperança já recuperou muitas pessoas, tendo resgatado suas dignidades trazendo-as de volta ao convívio social e familiar.
No processo terapêutico existe uma preocupação central com a espiritualidade, a disciplina e o trabalhado.
Por meio de reuniões formativas de conscientização, acompanhamento psicológico, individual e em grupo, orações comunitárias, laborterapia, atividades artesanais, participações em reuniões de Grupos de mútuo ajuda (Alcoólicos Anônimos – AA, Narcóticos Anônimos – NA, Amor Exigente – AE) e estudo dos 12 Passos de Narcóticos Anônimos, busca-se o desenvolvimento humano e integral do acolhido.
Escritório administrativo: Rua Major Capilé, 2.597 – Contato: 67 9 8403-1945.
Sede: Anel viário – Travessão do Castelo da Lagoa Km 14, Dourados/MS
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários