Com estiagem passando de 30 dias, Inmet prevê pancadas isoladas de chuva em Dourados
Dourados completou quinta-feira (4/9) à marca de 31 dias sem chuvas expressivas, aquelas superiores a 5 milímetros, segundo o Guia Clima da Embrapa. A última precipitação significativa na cidade foi registrada em 4 de agosto.
O período prolongado de estiagem tem deixado a umidade relativa do ar em níveis baixos e intensificado a sensação de calor.
Para esta sexta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mínima de 20°C e máxima de 37°C, com variação de 20% a 60% na umidade. Pela manhã o céu fica com poucas nuvens, mas à tarde há possibilidade de chuva isolada, enquanto à noite podem ocorrer pancadas rápidas e localizadas.
Além da expectativa de instabilidade, Dourados segue sob aviso meteorológico de declínio de temperatura. O alerta, iniciado à 0h01 desta sexta, segue até as 6h de domingo (7/9) e indica queda entre 3ºC e 5ºC, com leve risco à saúde, segundo o Inmet.
Para o sábado (6/9), a previsão aponta mínima de 15°C e máxima de 32°C, com muitas nuvens ao longo do dia e pancadas isoladas de chuva à tarde.
Já no domingo, feriado da Independência, a expectativa é de tempo nublado, mínima de 14°C e máxima de 33°C, e ventos de fraca intensidade.
A Defesa Civil recomenda atenção especial com crianças, idosos e pessoas doentes durante o período de mudança brusca de temperatura.
Em casos de necessidade, a população deve acionar o telefone 199.
Fonte: Dourados News




Comentários