Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Milei sofre revés em eleições legislativas de Bueno Aires e vê peronismo liderar

07/09/2025 às 21:32
3 min de leitura
javier milei derrotado

Anuncie Aqui

O presidente da Argentina, Javier Milei, foi duramente derrotado neste domingo (7) nas eleições legislativas da província de Buenos Aires, reduto do Peronismo. Seu partido ficou 13 pontos atrás da oposição peronista, segundo resultados oficiais parciais. As pesquisas já mostravam que o peronismo tinha chance de vencer, apesar do cenário estar praticamente equilibrado. Neste pleito provincial, considerado um termômetro para as eleições legislativas de meio de mandato de 26 de outubro, o Força Pátria (peronismo, centro-esquerda) lidera com mais de 46% dos votos, contra 33,8% do governista A Liberdade Avança (LLA), com 86% dos votos apurados, segundo o órgão eleitoral provincial.

O Conselho Eleitoral da província de Buenos Aires informou que 63% dos eleitores registrados participaram das eleições legislativas provinciais realizadas neste domingo (7). As urnas foram encerradas às 18h e os primeiros resultados oficiais devem ser divulgados a partir das 21h O partido do governo, A Liberdade Avança, atualmente possui apenas 12 dos 92 assentos no Legislativo provincial, razão pela qual poderia aumentar sua representação mesmo que perca a eleição.

Milei buscava garantir uma vitória apoiando-se na queda da inflação (de 87% nos primeiros sete meses de 2024 para 17,3% no mesmo período deste ano) e na polarização com o kirchnerismo, o peronismo liderado pela ex-presidente Cristina Kirchner (2007-15), atualmente em prisão domiciliar por corrupção.

*Com informações da AFP
Publicado por Sarah paula

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias