O avião da Latam está previsto para pousar nesta segunda-feira (8), o que marca o fim de um longo período de espera. A companhia aérea, com efeito, inicia suas operações ligando Dourados a São Paulo com três voos semanais, mas a retomada do aeroporto sofreu com atrasos nas obras e problemas de homologação.
Depois de mais de quatro anos, Dourados volta a receber voos comerciais. O avião da Latam está previsto para pousar às 8h40 desta segunda-feira (8), trazendo passageiros e marcando o fim de um longo período de espera. A companhia aérea, por sua vez, inicia suas operações ligando Dourados a São Paulo (Guarulhos) com três voos semanais.
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira estava fechado para voos desde maio de 2021. Naquela época, o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro iniciou as obras de reforma e adequação da pista.
A primeira etapa da obra tinha prazo de entrega para novembro de 2021. No entanto, o prazo foi reprogramado para novembro de 2022 devido a problemas na drenagem. Mas, novamente, surgiram contratempos, como períodos de chuva que atrasaram o cronograma. A entrega final, enfim, ocorreu em julho de 2024.
Após a entrega, irregularidades detectadas atrasaram a homologação, o que impediu a operação comercial por meses. Em dezembro do ano passado, a cabeceira 24 foi reprovada em uma inspeção da FAB. Foi preciso substituir um refletor e realizar uma nova inspeção.
Antes da paralisação, a cidade contava com voos diretos da Azul e da Gol. Durante o período sem voos comerciais, a pista permaneceu fechada. Somente a partir de 2024, passaram a ocorrer voos particulares.
Conforme dados divulgados pela prefeitura, entre janeiro e maio de 2025, o aeroporto registrou 2.693 operações de pousos e decolagens. A cidade, portanto, está pronta para receber aviões de todos os portes.




Comentários