Retomada dos voos comerciais a Dourados tem clima de festa e cerimônia oficial

Retomada dos voos comerciais a Dourados tem clima de festa e cerimônia oficial

Após quase quatro anos e meio fechado para obras e adequações, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, voltou a receber voos comerciais nesta segunda-feira (8), com direito a cerimônia e o saguão lotado de autoridades e servidores que foram acompanhar o pouso do avião da Latam vindo de São Paulo (Guarulhos). 

O voo inaugural decolou de Guarulhos às 7h45 e pousou em Dourados às 8h40 [horário de MS], dentro do horário previsto.

Às 9h20, a aeronave decolou novamente rumo à cidade paulista. A operação marca o início da rota regular da Latam entre Dourados e Guarulhos, com três frequências semanais; sempre às segundas, quintas e sextas-feiras.

Para os passageiros que aguardavam ansiosamente pela retomada, o dia foi de celebração.

O advogado Felipe Azuma, morador da cidade, foi um dos primeiros a embarcar no voo de retorno a São Paulo.

“Durante esses quatro anos e meio precisei ir várias vezes a Campo Grande ou Ponta Porã para viajar, e isso desgasta muito. Agora poder sair daqui direto é uma grande conquista. Já estou embarcando para Brasília a trabalho, no primeiro voo da retomada”, contou ao Dourados News.

Representando a companhia aérea, a gerente de aeroportos da Latam Brasil, Elisa Pereira, destacou o potencial de Dourados e revelou que o voo inaugural já decolou com alta ocupação.

“Iniciamos a operação em Dourados com muita expectativa. Estamos operando hoje com fator de ocupação de 90%. A rota começa com três voos semanais, mas estamos sempre analisando o mercado e as oportunidades. Dependendo do desempenho, podemos ou não ampliar a oferta”, explicou ao Dourados News.

Celebração coletiva

O clima de festa se estendeu pela manhã no aeroporto.

A solenidade contou com o corte de fita inaugural do guichê da Latam, coletiva de imprensa e apresentação da banda do Exército. Além dos douradenses registrando em fotos e vídeos o retorno dos voos comerciais que devolvem à cidade a tão aguardada conexão aérea.

“Momento histórico”

O prefeito Marçal Filho destacou o simbolismo da retomada. “É um momento histórico, a primeira vez que um jato da Latam pousa em Dourados. Foram quatro anos em que ficamos isolados, como se tivéssemos regredido no tempo. Agora, voltamos conectados ao maior aeroporto da América Latina, que liga nossa cidade ao mundo todo”, afirmou.

Marçal também lembrou dos esforços empreendidos para viabilizar a reabertura.

“Fizemos contatos com companhias aéreas, Infraero, Anac, Ministério dos Portos e Aeroportos. A cada dia surgiam novas exigências para garantir a segurança de tripulantes e passageiros. Mas trabalhamos muito e conseguimos. Era uma luta que não podíamos perder”, completou.
 

Quatro anos e meio de espera

O aeroporto estava fechado desde maio de 2021, quando começaram as obras de reforma da pista, sob responsabilidade do 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército Brasileiro. Inicialmente prevista para novembro daquele ano, a entrega foi sucessivamente adiada por problemas de drenagem, chuvas e novas exigências técnicas.

A homologação só ocorreu em julho de 2024, após inspeções da Força Aérea Brasileira, mas irregularidades nos equipamentos de navegação ainda atrasaram a liberação definitiva para voos comerciais.

Durante esse período, Dourados, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, ficou sem ligação aérea, obrigando moradores a viajarem por Campo Grande ou Ponta Porã para pegar um avião.


 

Fonte: Dourados News

Comentários