CPMI do INSS ouve nesta quinta-feira o ex-ministro da Previdência no governo Bolsonaro

Oliveira foi ministro da Previdência no governo Bolsonaro Fonte: Agência Câmara de Notícias

José Carlos Oliveira (Ahmed Mohamad Oliveira), que foi presidente do INSS e ministro do Trabalho, prestará depoimento nesta quinta-feira (11). O colegiado, por sua vez, quer investigar se houve omissão em relação a irregularidades denunciadas na época.

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga fraudes contra aposentados e pensionistas no INSS ouvirá, nesta quinta-feira (11), José Carlos Oliveira (Ahmed Mohamad Oliveira). Ele presidiu o INSS entre novembro de 2021 e março de 2022. Além disso, ele foi ministro do Trabalho e da Previdência entre março e dezembro de 2022.

A comissão quer investigar se houve omissão de Oliveira em relação a medidas que poderiam coibir as irregularidades denunciadas na época. Citado nas investigações da Polícia Federal, ele teria ligação com uma das associações que se beneficiaram de descontos de aposentados.

A audiência está marcada para as 9h, no plenário 2, da ala Nilo Coelho, no Senado. A sessão será interativa. Nesta semana, a CPMI ouviu o ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi, que nega omissão e disse que só percebeu a dimensão do problema após uma ação da Polícia Federal.

O colegiado é composto por 16 senadores e 16 deputados. Ele tem prazo de 180 dias para apurar as fraudes no INSS. A comissão investigará os descontos indevidos em benefícios, praticados por associações de aposentados, a partir de 2019. A fraude pode ter chegado a R$ 6,4 bilhões em seis anos.

Comentários