Gastos com Dia das Crianças caem em Dourados, mas desejo de presentear segue alto

Gastos com Dia das Crianças caem em Dourados, mas desejo de presentear segue alto

Em Dourados, a expectativa para o Dia das Crianças em 2025 mostra um cenário de redução nos gastos totais, mas com o desejo de presentear ainda presente entre os moradores. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), a data deve movimentar na cidade cerca de R$ 24,8 milhões, 21% a menos que em 2024, quando o montante ajustado foi de R$ 31,2 milhões.

A porcentagem de douradenses que planejam presentear caiu para 65,54% neste ano, compactada a 71,85% em 2024 e 73,41% em 2023. Já a parcela que pretende comemorar a data subiu, passando de 60% em 2024 para 64,04% em 2025.

O gasto médio com presentes caiu de R$ 188,71 em 2024 para R$ 181,71 em 2025, enquanto os gastos com comemorações tiveram recuo maior, passando de R$ 194,14 para R$ 143,27. Em valores absolutos, a movimentação com presentes deve alcançar R$ 14 milhões, e as comemorações R$ 10,8 milhões.

Em relação a Mato Grosso do Sul, a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, afirma “percebemos que, apesar do valor ser menor, o número de pessoas dispostas a presentear é maior 74%, ante os 68,74% registrados ano passado”. “Além disso, o valor gasto com presentes será maior: R$ 206,61 (ante R$ 203,44 registrados em 2024) enquanto que os gastos com as comemorações serão mais modestas”, observou.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, destaca que a grande maioria dos consumidores prefere comprar presencialmente, tendência que também deve se repetir em Dourados.

“A decisão de compras, muitas vezes, vem da própria criança (45%). Por isso, criar ambientes lúdicos e acolhedores pode ser um diferencial importante. Treinar a equipe, oferecer diferencial competitivo, destacar a qualidade do produto são estratégias simples, mas que podem ser poderosas. Não é só o varejo que ganha: espaços de lazer, padarias, restaurantes têm papel central. Investir em um cardápio infantil com opções criativas e lúdicas também é uma técnica. Além disso, ambientes temáticos e atividades extras, como pintura facial, atividades com balões e a presença de personagens podem conquistar a criançada. O que vai fazer a diferença é o empresário entender que a data é movida pelo afeto e quando consegue transformar esse afeto em experiência positiva, ele vai conquistar mais do que uma venda: são clientes para toda uma vida”.

De acordo com a pesquisa, no Estado, filhos (51%) e netos (8%) são os que vão receber mais presentes. Os papais vão preferir fazer o pagamento à vista (59%) e 36% esperam um bom atendimento. 

A economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, explica ainda que – sobre o presente, os brinquedos são os mais lembrados, com 48% das intenções de compras.

“Na sequência, vêm as roupas (31%), calçados (19%) e eletrônicos (11%). Dentre os que não irão presentear, a maioria (31%) aponta que a razão é por não ter filhos, netos, sobrinhos ou mesmo não ter crianças pequenas (29%). A falta de dinheiro também aparece, entre 7% dos entrevistados.”

As comemorações devem ocorrer principalmente em família ou em passeios, lanchonetes, restaurantes e sorveterias, refletindo o interesse crescente em transformar a data em experiências para as crianças.

A pesquisa foi aplicada de 23 de agosto a 02 de setembro nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito e Corumbá/Ladário e Três Lagoas. Foram ouvidas 1.982 pessoas e o intervalo de confiança é de 95%.

Fonte: Dourados News

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