Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Trump repete com rei Charles III gafe que cometeu com Elizabeth II durante visita oficial ao Reino Unido

17/09/2025 às 15:32
3 min de leitura
donald trump e charles III

Anuncie Aqui

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a protagonizar uma gafe em encontro com a família real britânica. Durante cerimônia no Castelo de Windsor, nesta quarta-feira (17), o presidente norte-americano caminhou à frente do rei Charles III enquanto ambos conversavam com integrantes da Guarda Real. O gesto quebrou o protocolo e repetiu o mesmo erro cometido pelo republicano em 2018, quando se adiantou à rainha Elizabeth II em situação semelhante.

Na visita anterior, Trump já havia causado constrangimento ao deixar Elizabeth esperando mais de dez minutos, cumprimentá-la sem a tradicional reverência e, posteriormente, ultrapassá-la durante a inspeção da Guarda de Honra, virando-lhe as costas. A atitude foi duramente criticada pela imprensa britânica na época.

A visita de Estado de Trump e da primeira-dama Melania ao Reino Unido, marcada por rituais de pompa e protocolo, tem como objetivo estreitar relações com o governo britânico. Ainda assim, o republicano voltou a chamar atenção por desrespeitar a etiqueta real em um dos momentos mais simbólicos da recepção.

Outras gafes de presidentes dos EUA

Bush se expressa mal

O presidente George W. Bush recebeu a rainha Elizabeth II na Casa Branca em 2007. Após a chegada dela, Bush fez um discurso de boas-vindas no qual se expressou mal, retratando a rainha como muito mais velha do que ela era. “Você ajudou nossa nação a comemorar seu bicentenário em 17… em 1976”, disse Bush, fazendo com que a multidão explodisse em risadas. Ele então se virou para a rainha, e os dois trocaram um olhar. “Ela me lançou um olhar que só uma mãe poderia dar a um filho”, disse ele.

Michelle Obama dá o primeiro passo

Quando os Obamas visitaram a família real, em 2009, a primeira-dama Michelle Obama colocou a mão nas costas da rainha Elizabeth II, quebrando o protocolo de que a rainha não deve ser tocada a menos que ela faça o primeiro movimento. Apesar de Michelle ter feito o primeiro contato, a rainha retribuiu o gesto colocando a mão nas costas da primeira-dama também.

O brinde de Barack Obama

O presidente Barack Obama estava no meio de um brinde durante um jantar no Palácio de Buckingham, em 2011, quando a orquestra inesperadamente começou a tocar “God Save the Queen” (“Deus, salve a Rainha”, o hino britânico). Em vez de interromper o brinde para deixar a música terminar, o presidente continuou com o discurso. Quando o presidente terminou o brinde, a rainha esperou o hino terminar antes de levantar a taça.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Sarah Paula

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias