MC Anarandá lança o primeiro álbum “Nossas Vozes” e fortalece a luta indígena
Natural da Aldeia Guapoy, em Amambai, a cantora, atriz, professora e ativista MC Anarandá, 28 anos, acaba de lançar seu primeiro álbum autoral, intitulado “Nossas Vozes”.
O trabalho já está disponível em todas as plataformas digitais a partir desta terça-feira (23/09), data escolhida por simbolizar a chegada da primavera, o florescimento e a renovação.
Foto: @eduardomedeirosfotografo
O disco reúne oito faixas inéditas, entre elas Rap Dor de um Parto, Escuta Minha Voz, Che Machu Mandu’ákuemi, Amazônia, Mãe (em parceria com a Orquestra Indígena), Assédio, Rap Jasy Tata – A Lua de Fogo e Te Procuro.
Foto: Marineti Pinheiro
No total, são cerca de 30 minutos de música que misturam batidas urbanas do rap com cantos tradicionais indígenas.
VOZ E RESISTÊNCIA
Anarandá, que em Guarani significa “mulher forte, brilhante e comunicadora”, traz em suas letras mensagens de resistência, denúncia social, empoderamento feminino e valorização da ancestralidade dos povos Guarani Kaiowá e Terena.
Foto: Charles Aparecido
“O rap sempre foi uma ferramenta de resistência para os povos negros e periféricos, e eu trago ele para somar com a luta do meu povo, para dizer que estamos vivos, presentes e fortes”, destacou a artista.
TRADIÇÃO E O RAP
O processo criativo do álbum nasceu da vivência nas aldeias e das memórias coletivas. Segundo a cantora, cada música representa um pedaço da luta e da espiritualidade de seu povo.
“Minha maior inspiração foi o meu próprio povo, meus ancestrais, as mulheres que lutam, que resistem. Lançar na primavera é como plantar uma semente de esperança para que essa música floresça no coração de quem ouvir”, afirmou.
Além da carreira musical, MC Anarandá também atua como professora de língua materna, escritora, atriz e influenciadora digital. Para ela, todas essas expressões dialogam com sua arte.
“O meu rap é um diálogo entre a batida urbana e os cantos tradicionais, a espiritualidade e a resistência do povo Guarani Kaiowá”.
PLATAFORMAS
O álbum Pehendu Ore Nẽ’ẽ – Nossas Vozes, já pode ser ouvido no Spotify, Apple Music, Deezer, YouTube Music, Amazon Music, Tidal e Anghami. O acesso direto também está disponível pelo perfil oficial da artista no Instagram: @anarandagk21.
Ouça o álbum “Nossas Vozes” CLIQUE AQUI.
Fonte: Dourados News




Comentários