O Palácio do Planalto está trabalhando para agendar uma conversa remota entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já na próxima semana. O desejo do Planalto é de incluir o vice-presidente Geraldo Alckmin na reunião.
A inclusão de Alckmin, que também é Ministro da Indústria e do Comércio, é estratégica e se deve a dois motivos principais:
Detalhes Técnicos da Balança Comercial: Alckmin possui conhecimento técnico detalhado sobre a balança comercial entre Brasil e Estados Unidos. Ele seria capaz de desmentir informações falsas, como a alegação de que os EUA são deficitários nessa relação comercial, quando, na verdade, apresentam superávit. O objetivo é convencer Trump de que a manutenção de relações comerciais com o Brasil é lucrativa para os norte-americanos.
Diálogo Pré-Existente: O vice-presidente já tentou manter um diálogo com o governo norte-americano desde que as tarifas comerciais foram anunciadas. Alckmin chegou a se reunir com o Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, o que lhe confere uma certa abertura para auxiliar na condução da conversa com Trump.
*Com informações de Igor Damasceno
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan News




Comentários