O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, alertou neste sábado (27) que qualquer “agressão” contra seu país provocaria uma “resposta decisiva”, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter defendido a derrubada de qualquer aeronave russa que violasse o espaço aéreo da Otan. “A Rússia é praticamente acusada de planejar um ataque contra países da Otan e a União Europeia“, declarou Lavrov na Assembleia Geral da ONU.
“A Rússia não tem, e nunca teve, tais intenções. Mas qualquer agressão contra meu país desencadeará uma resposta decisiva. Não deve haver dúvidas sobre isso”, acrescentou.
Drones de origem desconhecida foram avistados na última sexta-feira (26) à noite sobre a maior base militar da Dinamarca, informou a polícia neste sábado (27), o mais recente de uma série de incidentes semelhantes que o governo descreveu esta semana como um “ataque híbrido”. A vizinha Noruega também investiga “possíveis observações de drones” na manhã deste sábado perto de sua maior base militar, Orland, onde seus caças F-35 estão estacionados.
Os misteriosos avistamentos de drones na Dinamarca e Noruega levaram ao fechamento de vários aeroportos. Copenhague sediará uma cúpula da União Europeia reunindo chefes de Governo na quarta e quinta-feira, e o governo dinamarquês aceitou a oferta da Suécia de fornecer sua tecnologia antidrones para garantir o bom andamento da reunião. As autoridades dinamarquesas confirmaram à AFP “um incidente por volta das 20h15 (15h15 no horário de Brasília) que durou várias horas. Um ou dois drones foram avistados do lado de fora e acima da base aérea”, referindo-se à base militar de Karup.
O porta-voz da polícia Simon Skelsjaer disse que os drones não foram derrubados e que a polícia não pode comentar sobre a origem dos dispositivos. A polícia e o exército trabalham juntos na investigação, afirmou Skelsjaer. A base de Karup compartilha suas pistas com o Aeroporto de Midtjylland, que teve que fechar brevemente, embora nenhum voo tenha sido afetado pois não havia voos comerciais programados, acrescentou Skelsjaer.
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News




Comentários