Secretário de Trump afirma que é preciso ‘consertar’ o Brasil para que o país deixe de prejudicar os EUA 

O Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick (E), observa enquanto o Presidente dos EUA, Donald J. Trump (D), fala com a imprensa no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, DC, EUA, em 19 de setembro de 2025. Em seus comentários, o presidente discutiu a iminente paralisação do governo e sua conversa de duas horas com o Presidente Xi da China sobre o TikTok. (Estados Unidos) EFE/EPA/Aaron Schwartz / POOL

O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, citou o Brasil como um dos países que precisam ser “consertados” para garantir uma dinâmica comercial mais favorável aos norte-americanos. Durante entrevista à emissora NewsNation publicada no sábado (27) Lutnick também mencionou Suíça, Índia e Taiwan entre os governos dos quais Washington ainda espera concessões. “Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia. Esses são países que precisam reagir corretamente aos Estados Unidos. Abrir seus mercados, parar de tomar ações que prejudiquem os Estados Unidos, e é por isso que estamos em desvantagem com eles.”, afirmou ele.

O comentário aconteceu dias após uma rápida interação entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente dos EUA, Donald Trump, durante a Assembleia Geral da ONU.

O republicano disse ter tido “excelente química” com o petista e informou que os dois concordaram em se encontrar nesta semana. A diplomacia brasileira ainda negocia o formato da reunião.

*Com informações do Estadão Conteúdo 

 

Fonte: Jovem Pan News

Comentários