Geraldo Resende destaca avanços e comemora inauguração de novo prédio da reitoria da UFGD
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) ressalta os avanços conquistados pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e comemora a entrega do novo prédio da Reitoria, que será inaugurado nesta terça-feira (30), às 10h, na Cidade Universitária. A solenidade faz parte das celebrações pelos 20 anos da instituição e contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
Além da inauguração, às 13h30, o ministro, juntamente com o deputado Geraldo Resende, acompanha obras 2ª etapa da Unidade da Mulher e da Criança (UMC) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Também nesta terça-feira, já em Campo Grande, entre outras atividades, às 17h, Santana visita às obras do Novo PAC da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Campo Grande. Na quarta-feira (1.º), às 10h00, visita a Escola Estadual Lucia Martins Coelho, em Campo Grande.
Comemorando a inauguração do prédio da reitoria da UFGD, Geraldo Resende afirma que a conclusão da obra é resultado de um esforço conjunto que envolveu articulação política, apoio da bancada federal de Mato Grosso do Sul e a gestão da própria universidade.
“É um marco importante, que representa não apenas a consolidação da UFGD, mas também novas oportunidades de fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão em nossa região”, destaca o parlamentar.
Novo marco
Localizado na entrada da Cidade Universitária, o novo prédio da Reitoria é considerado o “cartão de visitas” da UFGD. Após mais de uma década de paralisações, a obra foi concluída e se transforma em símbolo de modernização e fortalecimento institucional.
Com 3.015,47 m² de área construída, a estrutura abriga 226 postos de trabalho e 56 salas distribuídas em três pavimentos. A partir de outubro, a Reitoria, pró-reitorias e setores administrativos atualmente instalados nas Unidades 1 e 2 passarão para o novo endereço. Apenas a Pró-Reitoria de Administração continuará no prédio da antiga Prefeitura Universitária, junto à Superintendência de Infraestrutura.
Investimentos
A construção da nova sede da Reitoria demandou investimentos de R$ 11,8 milhões. A obra começou em 2009 com recursos das Leis Orçamentárias de 2010 e 2011 e verbas próprias da universidade. No entanto, sucessivas paralisações e problemas com contratos impediram a conclusão durante mais de dez anos.
A retomada só foi possível em 2023, quando emendas parlamentares da bancada federal sul-mato-grossense, recursos orçamentários de 2024 e 2025 e arrecadação própria da UFGD garantiram um aporte de R$ 9,8 milhões. Nesse processo, o deputado Geraldo Resende teve papel decisivo ao articular junto ao Ministério da Educação a liberação dos recursos necessários.
Em 2013, após 58% do projeto executado, o contrato com a primeira construtora foi rescindido por descumprimento de prazos. Outras tentativas em 2014 e 2019 também fracassaram por falta de condições técnicas ou financeiras.
Somente em 2021, com a realização de um laudo técnico que apontou soluções para reforço da estrutura e adequação do projeto às normas atuais, a universidade pôde avançar. Em 2023, após articulações do deputado Geraldo Resende, em parceria com a direção da UFGD, resultaram na contratação de uma nova empresa construtora, permitindo a conclusão da obra, que agora se transforma em referência administrativa e simbólica da UFGD.
Fonte: Dourados News




Comentários