Putin envia recado a Trump e debocha da Otan

Presidente russo Vladimir Putin discursa durante uma sessão plenária da 22ª reunião anual do Valdai Discussion Club, em Sochi

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou recados duros ao presidente americano Donald Trump e alertou para uma “escalada perigosa” no conflito na Ucrânia caso os Estados Unidos avancem com o envio de armamentos de longo alcance. As declarações foram feitas durante um fórum em Sochi. O líder russo também aproveitou a ocasião para ironizar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e países europeus.

A principal advertência de Putin focou no possível envio dos mísseis Tomahawk de longo alcance pelos Estados Unidos à Ucrânia. O presidente russo declarou que, se confirmada, essa ação “poderia mudar completamente a dinâmica da guerra”. Os mísseis podem alcançar até 2.500 km, o que colocaria grandes cidades russas, como Moscou e São Petersburgo, sob a mira ucraniana.

O alerta ocorre enquanto o cenário da guerra passa por uma intensificação e levanta o debate sobre a relação, que parece ter esfriado, entre Putin e Donald Trump.

Em tom jocoso, Putin criticou a fala dos Estados Unidos que descreve a Rússia como um “tigre de papel”. O presidente russo rebateu a avaliação, questionando o que seria a OTAN e sugerindo que os europeus “não teriam como competir militarmente com a Rússia”.

A ironia se estendeu à Dinamarca, quando o espaço aéreo dinamarquês foi invadido por drones em pelo menos quatro ocasiões. Putin afirmou que “vai parar de enviar drones para a Dinamarca”, insinuando uma responsabilidade russa nos episódios, que não foram negados nem confirmados pelo Kremlin.

*Com informações de Luca Bassani

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan News

Comentários